A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio de Robótica

Publicado em 02/08/2019 09:01h

Sesi Novidades

A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio de Robótica

Pare! Pense! Pesquise! Já imaginou como vai ser a sua casa, seu prédio ou seu bairro no futuro? Ou como gostaria que fosse? Moderno, sustentável e tudo mais que possa tornar a vida bem melhor.

E na sua cidade? O que você mudaria? O que você redesenharia? As cidades enfrentam grandes problemas como, por exemplo, transporte, acessibilidade e até desastres naturais. Como podemos criar um futuro melhor para todos? Buscar soluções inovadoras para essas questões é o desafio da nova temporada do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, que começou nesta quinta-feira (1º) com o lançamento mundial do tema City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis). No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) é o organizador oficial da competição.


A partir de agora, estudantes de escolas públicas e particulares iniciam uma corrida por conhecimento, em busca de soluções para o tema. Ao final, todos vão ganhar porque os projetos serão compartilhados nos torneios de robótica e quem sabe, muitos deles poderão sair do papel. Veja todos os detalhes, regras, documentos e orientações para a próxima temporada no canal do Torneio de Robótica.

VALENDO! – Desafio lançado, agora é hora de montar as equipes. As inscrições para os torneios regionais começam no dia 1º de setembro. Os times devem se inscrever na página do Torneio SESI de Robótica. As equipes podem ter de 2 a 10 estudantes, além de dois técnicos (um sendo suplente).

A competição é voltada para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. Grupos de amigos também podem montar seus times, são as chamadas equipes de "garagem". Primeiro as equipes se inscrevem para a fase regional. Os melhores times desta etapa, garantem vaga na disputa nacional.

Para o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mól, a nova temporada chega ainda mais desafiadora. "A temporada sobre o espaço rendeu muitas conquistas internacionais para os brasileiros. O desafio, agora, é manter esse alto nível nas próximas competições. Tudo começa em sala de aula, mas claro, a robótica leva esses meninos para ambientes de pesquisa e inovação. É assim que nossos estudantes vão se preparando para o futuro", diz.

O QUE É O TORNEIO  - O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela FIRST - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

Saiba mais em: http://bit.ly/2Kb2eLl

Texto: Agência CNI de Notícias

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X