Alubar apresenta tecnologia e interatividade para a Feira da Indústria

Publicado em 15/05/2019 12:36h

Alubar apresenta tecnologia e interatividade   para a Feira da Indústria

A energia elétrica permite as mais diversas facilidades na vida cotidiana – desde acender uma luminária durante a noite até cozinhar, trabalhar e se comunicar. Mas você já parou para pensar no caminho que a energia percorre, desde a geração até o consumo nas casas e empresas? Uma infinidade de condutores elétricos é necessária para fazer o transporte da energia que chega até nós, e durante a XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA) o visitante poderá conhecer em detalhes como os cabos elétricos produzidos no estado contribuem para o desenvolvimento do Brasil.

Inspirada no tema Indústria 4.0, a Alubar, líder de mercado que oferece soluções completas em condutores elétricos de alumínio e cobre, trará diversas tecnologias interativas para o seu estande na FIPA. O evento será de 15 a 18 de maio, no Hangar, em Belém.

A empresa investe intensivamente em novas tecnologias para tornar mais eficiente seu processo industrial. Alinhada aos conceitos Indústria 4.0 e Internet das Coisas (Internet of Things - IOT), implantou na sua planta fabril dispositivos que viabilizam a conectividade de equipamentos, que geram informações em tempo real para tomada de decisão de gestores operacionais da fábrica.

Os compressores utilizados na Alubar enviam informações em tempo real para o sistema de controle do fabricante que, por meio de SMS, envia alertas de manutenção. Os motores elétricos da fábrica são monitorados 24 horas por dia, por meio de sensores de vibração, e a plataforma do fornecedor do equipamento envia por e-mail e SMS qualquer anormalidade como vibração fora do padrão, alto tempo de parada e temperatura alta, por exemplo. Este dados geram maior agilidade no repasse de informações e promovem segurança no dia a dia da operação industrial.

Estande - O espaço promete surpreender os visitantes. Entre os destaques da programação estão o passeio em realidade virtual de 360° pelo processo produtivo da fábrica – da produção Metais até a embalagem dos cabos de alumínio e cobre, vídeos em TVs com áudio binaural sobre os projetos sociais e a maquete 3D interativa, que simula uma cidade onde o visitante poderá conhecer as diversas aplicações dos cabos elétricos da Alubar – incluindo, por exemplo, produtos à prova de chamas, cabos utilizados em postes e linhas de transmissão de energia, condutores para instalações em casas e indústrias, entre outros.

“Além de todas essas novidades, haverá projeção de vídeos e outros materiais visuais aplicados nas paredes do estande, é uma oportunidade para mostrarmos o quanto o trabalho da empresa tem a ver com o dia a dia de todos nós. A Alubar acabou de concluir obras de expansão que modernizaram a fábrica e aumentaram a capacidade produtiva em 60%. Nosso espaço na FIPA busca levar aos visitantes um pouco desse momento que a empresa vive, com toda a tecnologia, sustentabilidade e visão do futuro que oferecemos ao mercado e à sociedade paraense”, explica a Gerente de Comunicação da empresa, Mônica Alvarez.

Palestra – Nesta edição da FIPA, a fábrica também ofertará a palestra “Alubar: Levando energia, da geração até a sua casa”. O tema será explicado pelo engenheiro técnico Leoni Ribeiro, no dia 17 de maio, às 19hs, na Sala Multiuso 5 do Hangar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site www.fiepa.org.br. No dia do evento, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para uma campanha global de combate a fome e má nutrição.

A Alubar também é uma das parceiras do estande da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Pará (Coopercon-PA) durante a FIPA.