BELÉM SEDIA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Publicado em 04/06/2018 17:06h

Senai Novidades

BELÉM SEDIA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Começou hoje (04), em Belém, uma das etapas nacionais da Olimpíada do Conhecimento, competição que vai selecionar os representantes brasileiros da WorldSkills, maior competição de Educação Profissional do mundo que ocorrerá em 2019 em Kazan, na Rússia. As provas acontecem até a próxima quinta-feira (07), na unidade do SENAI da Mauriti (CEDAM), e é aberto ao público. São 9 talentos testando suas habilidades e conhecimentos nas ocupações Desenho Mecânico - CAD e Manutenção de Veículos Pesados.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços. Para chegar até esta etapa da Olimpíada do Conhecimento os jovens conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados em seus estados. Na etapa de Belém, estão representados os estados do Amapá, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Henrique Lima é o representante paraense na Olimpíada. Ele concorre na ocupação Manutenção de Veículos Pesados e se mostra confiante para a disputa. “É uma competição difícil, cheio de tensão, mas acredito na minha preparação, empenho durante os meses que antecederam a Olimpíada. Espero fazer bonito e representar bem a nossa bandeira (do Pará)”, diz o jovem de 20 anos.

Entre os 8 competidores, Regiane Cossuovski, do Estado do Parará, é a única representante feminina. Ela é técnica em Mecânica e disputa uma vaga na WorldSkills na ocupação Desenho Mecânico – CAD. Mesmo em uma área predominantemente dominada por homens, ela está animada por um bom resultado. “A mecânica deixou de ser força para ser lógica, raciocínio e técnica. Por isso, muitas mulheres passaram a se interessar e serem bem-sucedidas neste ramo. É uma área que gosto muito e pretendo me aperfeiçoar cada vez mais. Só o fato de estar participando de uma competição tão importante como a Olimpíada do Conhecimento já irá valorizar bastante o meu currículo profissional”, comenta Regiane.

As seleções brasileiras da WorldSkills Kazan vão ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, somando 342 competidores de 45 ocupações da indústria. Para quem quiser acompanhar de perto a competição em Belém, poderá visitar gratuitamente o local de provas nos dias 4, 5, 6 e 7, das 9h às 17h. Será uma grande oportunidade para conhecer os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. “Convidamos principalmente os jovens a virem acompanhar as provas e conhecerem o SENAI. Quem sabe eles não possam ser os novos participantes da Olimpíada do Conhecimento. Temos cursos para todo tipo de perfil”. Destaca o diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos.

WorldSkills - É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

Serviço:

Evento: Olimpíada do Conhecimento
Competição: 04 a 08 de junho, das 9h às 17h.
Endereço: SENAI CEDAM - Travessa Mauriti, 3251 – Marco.

Galeria de Imagens

BELÉM SEDIA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO[1] BELÉM SEDIA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO[2] BELÉM SEDIA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO[3]