Construção civil promove dia voltado à cidadania

Publicado em 16/08/2018 09:21h

Construção civil promove dia voltado à cidadania

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realiza no dia 18 de agosto, das 8 às 14 horas, a quarta edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que integra o conjunto de programações homônimas que ocorrem de forma simultânea em 27 cidades do País, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Social da Indústria (SESI) Nacional, apoio especial do Serviço Social da Construção Civil (Seconci-Brasil) e apoio local da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

No ano passado, o número de atendimentos chegou a 17.601 em diferentes âmbitos, beneficiando 5.110 pessoas. Foram computados 30 instituições parceiras e um total de 400 voluntários. No evento de 2018, que ocorre na sede do SESI Ananindeua, os patrocinadores másteres confirmados são a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e a Coopercon-PA  (Cooperativa da Construção Civil do Estado do Pará).

"A peça fundamental da engrenagem chamada construção civil é o trabalhador, que tem de ser cuidado, valorizado, reconhecido", disse o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho. "O Sinduscon-PA tem se preocupado com o trabalhador em diferentes ações contínuas, como as palestras de caráter preventivo do projeto Construção Saudável Mais, aplicadas diretamente nos canteiros de obras, com diferentes temáticas, para a melhor qualidade de vida", lembrou ele.

Entre as novidades dessa edição é a oficina 'Marmita Saudável', ação que faz parte do Programa SESI Alimentação Saudável, desenvolvido no estado desde 2015. A oficina terá a duração de 50 minutos, com  instruções práticas e objetivas sobre a montagem da marmita para o público formado por trabalhadores de forma prática, econômica e, mais importante, nutritiva.

O Programa Alimentação Saudável do SESI consiste em diversas ações educativas que possam influenciar profissionais da indústria a terem hábitos alimentares mais saudáveis, além de tratamento nutricional preventivos ou de doenças já instaladas, entre elas obesidade, diabetes, pressão e colesterol altos.

TORNEIO - Um dos grandes atrativos do DNCS é o torneio de futebol society, que em 2018 chegará à terceira edição, tendo um público cada vez mais crescente e animado, inclusive apresentando torcidas organizadas. A competição, que nesse ano já conta com 26 times inscritos, terá o mesmo formato e regulamento das disputas anteriores, contemplando com troféus o time campeão e o principal artilheiro. Com o torneio, o principal objetivo é a interação entre profissionais das mais diversas atividades, reúne agremiações representando empresas do setor da construção, formadas exclusivamente por trabalhadores.

CONGRAÇAMENTO - Apresentado anualmente em todo o País com tema específico, o DNCS reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em uma grande promoção que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania. De 2007 a 2017, o mais importante evento do setor da construção – voltado à promoção da responsabilidade social empresarial – já atingiu números relevantes. Até agora foram 3.920.630 atendimentos a quase 790 mil trabalhadores do setor da construção e seus familiares.

O tema desse ano será "O Futuro dos Nossos Filhos", destacando a importância da educação das crianças com a mensagem de que podem fazer a diferença na construção do País. "É consenso afirmar que o futuro do País está nas mãos dos jovens", lembrou o presidente da CBIC, José Carlos Martins. "Os caminhos que a sociedade tomará estão relacionados com as opções que fazemos desde cedo, por isso o tema escolhido tem tanta importância nos dias de hoje", observou ele.

RELAÇÃO DE PARCEIROS -  Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-PA), Fundação PRO PAZ, Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Unama (Universidade da Amazônia), Hemopa (Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, G2 Comunicação, RMB Tecnologia, Corpo de Bom­beiros de Ananindeua – 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Secretaria Municipal de Saúde de Belém, Casa Dia (Centro de ATS em Doenças Infectocontagiosas Adquiridas), Projeto Amana Katu – Time Enactus UFPA, Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PA, Hapvida, Centro de Educação Profissional DNA, Esmac - Escola Superior Madre Celeste, Instituto Embelleze , Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados, , SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), além de três gerências do SESI (Cultura, Esporte e Lazer; Gerência de Educação; Qualidade de Vida), e o projeto Con­strução Saudável, do Sinduscon-PA.

SERVIÇOS GRATUITOS -  Atendimento odontológico e escovódromo; atividades pedagógicas infantis: contação de histórias, brincadeiras de rodas; pinturas e maquiagens; avaliação nutricional; brinquedos infláveis; Circuito Saúde: verificação  de pressão arterial, teste de glicemia e índice de massa corpórea; corte de cabelo; design de sobrancelhas; distribuição de preservativos e panfletos sobre educação sexual; emissão de documentos; educação ambiental; educação para o trânsito; esporte e lazer: torneio de futebol society com participação de 28 times e mambol; ginástica laboral; interação lúdica com palhaços e animadores; jogos populares; massoterapia; orientação para emissão da carteirinha do Sesi; orientação dos temas previstos no projeto Construção Saudável Mais; saúde auditiva; spa dos pés; teatro: Epaminondas; banda de fanfarra; coral do Sesi, balé infantil, danças folclóricas, coreodance, aulão de zumba, dance to dance,  sorteio de brindes entre outras .

EVENTO: DNCS Belém/2018. Dia 18 de agosto, de 8h às 14h, no SESI Ananindeua (Rodovia Mário Covas, s/n – Ananindeua).