top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Crianças de Altamira participam de atividades sobre sustentabilidade e mudanças climáticas

ree

Iniciativa integra o projeto Belo Monte Comunidade e aproxima crianças e adolescentes dos temas que serão destaque na COP 30, em Belém


Com o objetivo de sensibilizar e engajar as novas gerações no enfrentamento às mudanças climáticas, cerca de 500 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, deram início, na última segunda-feira (13), às atividades da “Jornada COP 30 – Unindo comunidades, transformando o futuro”. As atividades serão realizadas nos seis bairros construídos pela Norte Energia em Altamira — Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras, São Joaquim e Tavaquara – e integram o Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da empresa.


A programação, que segue até 5 de dezembro, aborda temas ambientais para o cotidiano das comunidades de forma participativa e educativa. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e conta com o apoio do Serviço Social da Indústria, do Instituto Ararajuba, do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (CREAX), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira e da Prefeitura de Altamira.


Tendo como ponto de partida a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá em novembro em Belém, a jornada busca promover a conscientização sobre o papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável. A proposta é estimular desde cedo o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o meio ambiente, reforçando que a COP representa, sobretudo, um chamado à ação local para transformar hábitos e atitudes.



João Paulo Machado, professor do Sesi Altamira, explica que a iniciativa de falar sobre a COP 30 é trazer conscientização sobre as questões ambientais e ensiná-los a aplicar no dia a dia. “Falar sobre as condições climáticas e reciclagem é muito importante. Muitos não têm conhecimento de que uma simples atitude, como descartar o lixo no lugar certo, já é contribuir para um mundo melhor”, ressalta

Ao longo de oito semanas, de segunda a sexta-feira, a programação abordará temas como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, robótica e tecnologia, educação ambiental, energia renovável, saúde, qualidade de vida, musicalidade e sustentabilidade. As atividades incluem oficinas, palestras, jogos, plantio de mudas e apresentações sobre a geração de energia limpa e renovável da Usina Hidrelétrica Belo Monte, além de incentivar práticas de consumo consciente.


Para Anny Makerlley, mãe dos gêmeos Gabriel e Guilherme, de 11 anos, a experiência já tem feito a diferença na vida dos garotos. “Eu acho muito importante essa iniciativa porque ensina as crianças a cuidar do meio ambiente e a ter consciência de não poluir, de cuidar do lugar onde vivem. Percebi uma mudança no comportamento dos meus filhos depois das atividades, agora eles já sabem que o lixo tem que ir para o lugar certo e estão mais atentos com o cuidado com o bairro”, contou a moradora do bairro São Joaquim.


Animado, Matheus Moura, de 13 anos, também morador do bairro São Joaquim, ficou interessado nas atividades sobre as mudanças climáticas. ”Aprendi que a gente precisa cuidar do meio ambiente, porque sem ele não seríamos nada. É importante economizar água, energia e evitar as queimadas, que fazem muito mal para a natureza. Também descobri que os últimos anos foram os mais quentes da história, e isso mostra como precisamos agir agora. Quero agradecer à Norte Energia pela Jornada COP 30, que está ensinando a gente a valorizar e proteger o nosso planeta”, destacou.


“Com a Jornada COP 30, queremos despertar nas crianças e nos adolescentes o interesse por temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e energia limpa. Serão oito semanas de aprendizado, brincadeiras e descobertas nos bairros construídos pela Norte Energia. A ideia é que cada um deles leve para casa o entendimento de que pequenas ações podem fazer uma grande diferença para o futuro do planeta”, explica Thomas Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da empresa.


“Participar dessas atividades ajuda a formar jovens mais conscientes, que podem transmitir esses aprendizados para outras crianças. É fundamental envolver os órgãos parceiros, como a Secretaria de Meio Ambiente e o CREAX, para compartilhar conhecimento e mostrar a importância de ações como a coleta seletiva no município”, destaca Aldair Paiva, coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira.


Sobre o Belo Monte Comunidade


Realizado pela Norte Energia, o projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade contribui com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região da hidrelétrica, oferecendo ações nos eixos de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte, cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda, criando oportunidades e desenvolvimento socioeconômico para a população do Médio Xingu.

Notícias Relacionadas

#Indústria - Belo Monte se destaca como a maior geradora de energia elétrica do Brasil no mês de janeiro

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page