Editorial FIEPA

Publicado em 01/02/2019 15:34h

Editorial FIEPA

No dia em que se completa uma semana do ocorrido em Brumadinho, continuamos prestando nossa total solidariedade às vítimas e familiares. Considerando que somos um Estado com vocação mineral, onde essa atividade é tão presente nas nossas cidades, mais do que homenagens, temos o dever de atuar para que não se reproduza aqui esse tipo de desastre que chocou a todos nós e ao país.

Depois do ocorrido em Brumadinho é preciso humildade. E trabalhar com afinco para, como disse Fabio Schvartsman, presidente da Vale, “ir além de toda e qualquer norma internacional de segurança. Além e acima”.

Isso também cabe a nós. Não se trata de imposição. Trata-se de precaução coerente com nossa história, com a história da federação, dos sindicatos e empresas associadas, que consideram o valor da vida maior que qualquer outro que possa ser medido.

Por isso, a FIEPA apoia a iniciativa do Governo do Estado em criar o Grupo de Trabalho que atuará de forma preventiva, checando relatórios, fiscalizando com diálogo. Essa atuação certamente com a cooperação das empresas, maiores interessadas na segurança operacional e respeito à vida. Essa interlocução entre o grupo de trabalho e as empresas será feito através do Simineral, nosso sindicato associado.

Neste momento, precisamos ser coerentes, distantes de qualquer preconceito, mas próximos pelos mesmos objetivos.