top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Empresária paraense do setor de cosméticos recebe homenagem da CNI

Atualizado: 4 de jun.



A empresária paraense Fátima Chamma, proprietária da indústria de cosméticos Chamma da Amazônia, recebeu no dia 26 de maio, a Medalha de Ordem do Mérito Industrial, a mais importante honraria concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a personalidades que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento do setor produtivo no país. O evento ocorreu em Brasília, como parte das comemorações em alusão ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, e contou com a presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho.


Fátima Chamma é diretora da FIEPA e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Petroquímicos, Farmacêuticos, Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado do Pará (Sinquifarma). Em 1990, assumiu a liderança da empresa fundada pelo seu pai, tornando-se uma referência na perfumaria amazônica, ao apoiar comunidades locais e defender o uso consciente dos recursos naturais da região, contribuindo para o fortalecimento de bioindústrias da Amazônia.


Em seu discurso Fátima falou sobre o potencial da indústria amazônica e os desafios de criar soluções de beleza, saúde e bem-estar com os recursos da floresta, unindo tradição, tecnologia e sustentabilidade.


“A Chamma nasceu do sonho visionário do meu pai, Oscar, e do profundo respeito que temos pela floresta e pelo povo amazônico. Um caminho que nos levou a colaborar com outras 17 empresas independentes que resultou em uma marca coletiva chamada Amazônia na Pele, fortalecendo uma identidade em comum baseada em valores compartilhados com foco na bioeconomia da Amazônia. Falar do Pará e da Amazônia é falar de uma potência viva, uma região que tem tudo para ser protagonista no novo ciclo de desenvolvimento do Brasil. Esse prêmio é um compromisso com uma Amazônia que produz, que respeita e que lidera”, afirmou a empresária.



Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o trabalho desenvolvido por Fátima Chamma simboliza a força, a criatividade e a resiliência da indústria amazônica.


“Fátima é mais do que uma empresária visionária, ela é a alma da Chamma da Amazônia. Sua marca nasceu do coração da floresta e cresceu transformando os bioativos da nossa biodiversidade em cosméticos que carregam identidade, cultura e sustentabilidade. Cada essência traduz suas raízes, seu respeito às comunidades e seu compromisso com a inovação. Para mim, como paraense, foi motivo de grande orgulho ver uma amiga e empreendedora como Fátima receber a Ordem do Mérito Industrial. Essa honraria reconhece o seu legado à indústria da Amazônia e seu papel essencial no fortalecimento da economia local com responsabilidade socioambiental”, afirmou Alex Carvalho, presidente do Sistema FIEPA.


Também estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; e o ministro da Defesa, José Múcio.

 

Notícias Relacionadas

FIEPA e Sinquifarma abrem inscrições para workshop em cosmetologia industrial

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page