Empresários paraenses participam de missão em Taiwan

Publicado em 21/11/2018 12:53h

Empresários paraenses participam de missão em Taiwan

Uma missão formada por empresários paraenses foi a Taiwan conhecer as oportunidades de negócios e parcerias existentes na região da Ásia Oriental. A missão, que contou com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e da Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec) é fruto de uma parceria com o Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), organização semigovernamental, sem fins lucrativos, que conta com o patrocínio conjunto do governo de Taiwan e de associações comerciais e industriais para apoiar empresas estrangeiras a estabelecerem uma maior presença em Taiwan. Como parte do termo, o Taitra subsidiou os custos básicos da viagem, que incluem passagem aérea, hospedagem e traslado dos empresários paraenses.

“Nessa missão, o Traita leva empresários do mundo todo para conhecer os empresários taiwaneses, que apresentam o que produzem, com o objetivo de futuramente gerar negócios. Eu, por exemplo, recebi 10 empresas, selecionadas por ramo de atuação de acordo com os interesses do nosso mercado local, e eles mostraram o que produzem”, conta Nilson Azevedo, vice-presidente do Sistema FIEPA, que é ligado ao setor de cosméticos e foi representando os interesses do setor.

A empresária Fátima Chama, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Petroquímicos, Farmacêuticos e de Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado do Pará (Sinquifarma), destaca a importância desse primeiro contato com os negócios e a cultura de Taiwan. “Nós conhecemos o comprometimento de todos os que estavam organizando a ação, o acesso à tecnologia, a organização do país. É uma prospecção de negócios. Agora, só temos que ficar de olho no dólar, porque fica um pouco caro importar, em função da conversão da moeda”, finaliza.

Para Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a missão representa uma grande oportunidade de negócios para o Pará. “A FIEPA, por meio do CIN, está aqui para atuar como uma incentivadora e facilitadora do desenvolvimento da economia no Estado e consideramos Taiwan uma porta de entrada para iniciarmos essa relação comercial com a Ásia Oriental, um parceiro importante nas estratégias comerciais de qualquer empreendimento que busque a expansão de seus negócios para outros continentes”.