Empresários se preparam para a Missão Pará-Taiwan

Publicado em 19/06/2018 16:58h

Empresários se preparam para a Missão Pará-Taiwan

Empresários paraenses com interesse em conhecer as oportunidades de negócios e parcerias existentes na região da Ásia Oriental participaram nesta segunda-feira (18), na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), do Seminário Oportunidades de Negócios entre Pará e Taiwan. Promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e pela Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec), o encontro serviu para apresentar detalhes da Missão Empresarial, marcada para ocorrer de 07 a 10 de novembro deste ano, e que levará empresários paraenses para Taiwan.

A missão é fruto do termo de cooperação assinado com o Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), organização semigovernamental, sem fins lucrativos, que conta com o patrocínio conjunto do governo de Taiwan e de associações comerciais e industriais para apoiar empresas estrangeiras a estabelecerem uma maior presença em Taiwan. Como parte do termo, o Taitra vai subsidiar os custos básicos da viagem, que incluem passagem aérea, hospedagem e traslado dos empresários paraenses.

Segundo Eduardo Klautau, diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, entre 2016 e 2017, as compras feitas pelo Pará em Taiwan cresceram, mas as exportações ainda são inexpressivas. “Por esse motivo, no nosso protocolo de intenções deixamos claro que queremos criar uma relação de bilateralidade o que significa que queremos, sobretudo, atrair negócios para cá e gerar emprego e renda aqui”, explica.

Para Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a missão representa uma grande oportunidade de negócios para o Pará. “A FIEPA, por meio do CIN, está aqui para atuar como uma incentivadora e facilitadora do desenvolvimento da economia no Estado e consideramos Taiwan uma porta de entrada para iniciarmos essa relação comercial com a Ásia Oriental, um parceiro importante nas estratégias comerciais de qualquer empreendimento que busque a expansão de seus negócios para outros continentes”.

Para a advogada Yviane Rodrigues, que representa um grupo de empresas de diversos segmentos, a missão representa uma vantagem para a região que sai na frente de outros grandes centros do Brasil na busca de oportunidades na Ásia. “No Brasil o segmento industrial enfrenta muitas dificuldades, com uma carga tributária pesada e entraves na importação de maquinários. Acredito que essa parceria com Taiwan vai nos proporcionar facilidades e acesso a tecnologia de ponta e produtos de qualidade”, avalia.

Para se candidatar à Missão, basta preencher o formulário de inscrição no linkhttps://goo.gl/forms/Lzq44wbpzkN73QUC2. Informações: (91) 3236 2884 / 98409 3700 / CIN/FIEPA: 4009 4996.