Entidades de classe apresentam ferrovia de integração estadual à Sedeme

Publicado em 29/01/2019 15:20h

Entidades de classe apresentam ferrovia de integração estadual à Sedeme

A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e o Centro das Indústrias do Pará (CIP) realizaram na segunda-feira (28), na FIEPA, reunião com a Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário adjunto, Carlos Ledo. O objetivo foi apresentar à nova equipe da secretaria o projeto da Ferrovia Paraense, um investimento de R$ 14 bilhões, que deve interligar o sul e o norte do Pará, num traçado de 1.312 quilômetros, partindo de Santana do Araguaia a Barcarena, com capacidade para transportar R$ 170 milhões de toneladas de carga por ano.

A ferrovia compõe o Eixo Logístico do Pará, que contempla ainda um Terminal Multiuso no Porto de Vila do Conde, a drenagem do Canal do Quiriri e a construção do Porto Brasil Norte. Juntas, as quatro obras compõem um total de R$ 25 bilhões em investimentos.

Realizada pela Pavan Engenharia, a apresentação apontou que o benefício é a criação de um corredor logístico indutor de desenvolvimento para o Estado, que também trará competitividade para as atividades produtivas do estado do Pará, como a mineração e o agronegócio, bem como geração de emprego, atração de investimentos, entre outros.

“O ponto chave para a viabilização é a participação do Governo do Estado, com o compromisso da licitação e da implantação”, defendeu Maurício Girardello, da Pavan Engenharia. A opinião foi referendada pelo presidente do CIP e vice-presidente da FIEPA, José Maria Mendonça. “É imperativo que o Pará só ou junto com o Governo Federal realize essa ferrovia de integração para viabilizar o aparato logístico da borda leste do Estado. Porém, temos que apoiar vigorosamente a construção da Ferrogrão para viabilizar a logística da borda oeste do Estado”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião na FIEPA entidades como a Associação Comercial do Pará (ACP), Federação da Agricultura (FAEPA), representantes de indústrias paraenses, UFPA e Sindarpa.

Galeria de Imagens

Entidades de classe apresentam ferrovia de integração estadual à Sedeme[1] Entidades de classe apresentam ferrovia de integração estadual à Sedeme[2]