Evento discute ética e integridade no ambiente corporativo

Publicado em 21/11/2018 16:13h

Fiepa Novidades

Evento discute ética e integridade no ambiente corporativo

Iniciativas que promovem a integridade das empresas só trazem benefícios no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros. Por isso, ética empresarial será o tema de um bate-papo que a REDES – Inovação e Sustentabilidade, iniciativa da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) promove nesta sexta-feira, 23, juntamente com a Alubar, líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão.

“Nesse momento em que o país e as empresas têm passado, é fundamental que os fornecedores paraenses também se reinventem e busquem alternativas a uma quase cultura instalada, ficamos felizes em comprovar nosso forte comprometimento em disseminar as melhores práticas de gestão, sustentabilidade e, neste caso, sobre a importância do compliance”, explica Marcel Souza, Gestor Executivo da REDES/FIEPA.

Para compartilhar a experiência e explicar quais os primeiros passos para implementar um programa de compliance, a iniciativa convidou André Cruz, Gerente de Compliance e Auditoria Interna da Alubar, empresa localizada no município de Barcarena, e a Analista de Compliance Fernanda Viana. “Como costumamos dizer nos treinamentos: ‘Não basta fazer o certo. É importante mostrar que faz!’ Assim temos a oportunidade de contagiar nossos parceiros de negócios a adotarem agendas positivas voltadas às práticas leais e que, consequentemente, nos distanciam de riscos relacionados a corrupção”, explica André.

A Alubar também é a única representante do Norte e Nordeste do país que recebeu o Selo de Integridade do Pró-Ética 2017, concedido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU).

Desmistificando o compliance

De acordo com Marcel Souza, da REDES/FIEPA, cada vez mais a mantenedoras da iniciativa vem desenvolvendo ações que vão ao encontro de um ambiente corporativo ético e transparente: “Empresas como a Alubar vêm incentivando colaboradores, parceiros e fornecedores adotarem políticas e ações necessárias para criar um ambiente íntegro, por isso desenvolvemos esse workshop para desmistificar a temática do compliance”.

O evento será 30% teórico e 70% prático, com a apresentação de conceitos sobre o tema, demonstração de um modelo de programa de identidade e dinâmicas. “Escolhemos este modelo pois queremos que os participantes tenham uma experiência parecida com a qual tivemos no início da construção do nosso programa de integridade. O evento será construído com o envolvimento de todos por meio de uma apresentação da base teórica seguida de dinâmicas relacionadas a importantes pilares de um programa de integridade”, completa André Cruz, da Alubar.

O evento “Simplificando o Compliance: bate-papo sobre ética e integridade nas empresas” será nesta sexta-feira (23) no Espaço Aperfeiçoar (IEL) na sede do Sistema Fiepa, na Travessa Quintino Bocaiúva, 1588, de 8h30 às 11h30. As vagas são limitadas. Confirme sua presença por meio do atendimentoredes@fiepa.org.br ou pelos números 4009-4868/4865.

 

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X