O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) promoveram, nesta quinta-feira (01/02), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), mais uma das etapas para a construção do plano de implementação da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) no Estado do Pará. O encontro vai até o dia 02/02, com oficinas conduzidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A FIEPA, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) apoia a iniciativa.
Visando à realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas - COP 30, em 2025, o Estado do Pará foi escolhido para sediar os trabalhos que devem prever um conjunto de ações para impulsionar as exportações estaduais e regionais, levando em conta os desafios e prioridades locais.
Para o vice-presidente executivo da FIEPA, Clóvis Carneiro, que conduziu a abertura do evento, a entidade está sempre empenhada nas questões que envolvem a política exportadora. “Há 30 anos, nós fundamos o nosso Centro Internacional de Negócios, porque o comércio exterior é um vetor de desenvolvimento muito grande em todas as suas vertentes, desde os produtos primários, até os produtos de alta tecnologia. Então, essa iniciativa do MDIC é muito representativa aqui para a nossa Federação, que em todos estes anos vem realizando um trabalho contínuo junto às pequenas e médias indústrias locais, no sentido de fortalecer a cultura exportadora, dando todo o apoio necessário para que consigam ampliar o seu alcance no mercado global, o que contribui significativamente para a verticalização da nossa balança comercial”, afirmou o vice-presidente executivo da FIEPA.
Segundo a diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Sherry Brom Rodrigues, a primeira etapa das oficinas ocorreu no final de 2023. “Este evento é a continuidade de uma agenda que foi iniciada no ano passado pela Enap e MDIC, com o apoio do CIN/FIEPA, e esperamos conseguir potencializar a cultura exportadora do nosso Estado, gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda, valorizando e dando visibilidade para os nossos produtos no mundo”, avaliou a diretora da Sedeme.
Sobre a Política Nacional de Cultura Exportadora - A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro. Também tem o objetivo de proporcionar melhor coordenação entre órgãos envolvidos na promoção do comércio exterior e no apoio ao ingresso e à permanência de empresas no mercado externo.
No Pará, a Sedeme, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), atua como ponto focal na articulação junto às instituições parceiras com ações no setor do comércio exterior a nível estadual.