A Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio da Redes, promoveu no dia 6 de novembro o “Fórum Fortalecendo o Mercado Industrial na Amazônia”, realizado no auditório do Sebrae em Itaituba. O evento, gratuito e aberto ao público, teve como objetivo reunir empresários, gestores e profissionais para discutir temas estratégicos como suprimentos, eficiência operacional e marketing digital, com foco na geração de empregos e no desenvolvimento sustentável da região oeste do Pará.
Durante o fórum, foram apresentadas soluções práticas para aumentar a eficiência operacional e a importância da capacitação profissional no crescimento sustentável da indústria na Amazônia. Com o apoio da Brazauro Recursos Minerais, da Associação Empresarial, Comercial e Industrial de Itaituba (ACEII) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento integrou a Jornada COP+, iniciativa da FIEPA voltada para transformar o mercado local por meio de uma nova agenda econômica, social e ambiental.
Paulo Loch, consultor de negócios da Redes FIEPA em Itaituba, destacou a importância do evento para que os empresários consigam vencer desafios e aproveitar as oportunidades que devem surgir com a COP 30. “O desenvolvimento industrial traz desafios e grandes oportunidades para toda a Amazônia. Com a proximidade da COP 30, é fundamental que os empresários estejam preparados para aproveitar essas oportunidades. O fórum mostrou soluções práticas para melhorar a eficiência operacional e aumentar a competitividade, gerando empregos e qualidade de vida”, afirmou o consultor da FIEPA Redes.
O encontro contou com especialistas como Robes Deiber, superintendente de suprimentos da Brazauro, que discutiu o impacto das cadeias de suprimentos na competitividade regional, e Peter Rasera, diretor do SENAI Santarém, que destacou iniciativas de qualificação profissional. Luana Aleixo, especialista em marketing digital, ministrou o curso “O Básico Funciona: Estratégias de Marketing Digital”, voltado para fortalecer a presença online de empresas locais. O evento foi mediado por Eurípedes Amorim, gerente de projetos da FIEPA/Redes.