FIEPA lança programa de governança ambiental em evento com autoridades e setor produtivo paraense
- deborabarbosa2
- 28 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mai.

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) reuniu, nesta quarta-feira (28), na sede da Federação, representantes do setor produtivo, parlamentares e a vice-governadora Hana Ghassan no "Encontro da Indústria, Parlamento e Governo do Pará juntos pela COP30”. O evento marcou um passo decisivo rumo à construção de uma indústria comprometida com a erradicação do desmatamento ilegal e focada no desenvolvimento sustentável.
O grande destaque foi o lançamento do programa “Governança Amazônica pelo Combate ao Desmatamento e às Queimadas Ilegais”, desenvolvido por meio do projeto Jornada COP+. O programa surge como uma resposta concreta às crescentes demandas nacionais e internacionais por práticas empresariais sustentáveis e responsáveis na Amazônia.

A proposta estabelece tolerância zero ao desmatamento e às queimadas ilegais, colocando o setor produtivo como protagonista no enfrentamento desses problemas históricos, que afetam a imagem e o desenvolvimento da região. Mais do que uma política ambiental, o programa representa um compromisso formal das indústrias e agroindústrias do Pará com a adoção de práticas que conciliem crescimento econômico, geração de emprego e renda, e preservação do bioma amazônico.
Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, a iniciativa vai muito além da COP30: “Este é um momento muito importante para o setor produtivo do Pará. Estamos lançando um movimento que transcende a COP30, com o objetivo de construir um modelo de desenvolvimento sustentável capaz de equilibrar geração de empregos, competitividade econômica e preservação ambiental. Não por acaso, escolhemos a Semana da Indústria para esse lançamento, mostrando a força e o compromisso do setor industrial em ser protagonista desse processo. O programa deixa claro que não há mais espaço para atividades ilegais no nosso Estado, como desmatamento e queimadas ilegais. Queremos um ambiente de negócios saudável, que ofereça segurança jurídica, atraia investimentos qualificados e gere desenvolvimento social,” comentou.
Carvalho também destacou o potencial econômico da Amazônia e a importância da união entre poderes para o pleno desenvolvimento: “O Pará tem enorme potencial de transformação e crescimento, que só será possível com a união do setor produtivo, governo e parlamento, para construir uma indústria sustentável, inclusiva e competitiva. É uma grande honra contar com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do presidente da Assembleia Legislativa e dos parlamentares, que são parceiros fundamentais nesse compromisso com o futuro do nosso Estado”, finalizou.
A vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a importância do compromisso assumido pela FIEPA por meio do projeto Jornada COP+. “Quero parabenizar a FIEPA por organizar e protagonizar a Jornada COP+, que é fundamental para promover esse diálogo conjunto. Vivemos um momento desafiador, mas, ao mesmo tempo, muito promissor, impulsionado por ações que fortalecem cada vez mais nosso segmento. Parabenizo esse envolvimento do setor produtivo, que vai alavancar nosso mercado e nossos produtos para o mundo, com a consciência de que este é um momento de todos — um momento de construção de um novo Pará”, disse.

Reconhecimento
Na ocasião, a FIEPA realizou um reconhecimento formal aos parlamentares paraenses, à vice-governadora Hana Ghassan e ao presidente da ALEPA, deputado Chicão, em agradecimento pelo comprometimento e ações em prol do fortalecimento do setor produtivo, alinhado aos princípios do desenvolvimento econômico sustentável e à conservação ambiental no Pará.
A iniciativa reforça o papel da FIEPA como articuladora entre governo, setor produtivo e sociedade civil na busca por soluções concretas para os desafios ambientais e econômicos do Estado, especialmente no contexto da preparação para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém.