IEL Pará participa de encontro e reforça compromisso com a juventude
- Maria Luiza Martins
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Pará) participou, na última terça-feira (24), do Encontro de Recursos Humanos da Rede Todos pelo Trabalho, em Barcarena (PA). O evento reuniu instituições públicas, privadas e sociedade civil para discutir temas como empregabilidade juvenil, saúde mental da juventude e os desafios enfrentados pela Geração Z no mundo do trabalho. Representaram o IEL a gerente de Projetos e Serviços, Marcella Dias, e o coordenador de Estágio e Emprego, Luiz Figueiredo, em uma ação conjunta com o SENAI Pará.
Além de acompanhar as discussões e realizar conexões com empresas, cooperativas, instituições educacionais e gestores públicos, a participação do IEL teve encaminhamentos estratégicos, entre os quais o ingresso do Instituto na Rede Todos pelo Trabalho como parceiro institucional e o compromisso reforçado com a aproximação de talentos e o fomento à empregabilidade juvenil por meio de programas de estágio e recrutamento e seleção de profissionais e aprendizes.
“Acreditamos que iniciativas como essa contribuem de forma concreta para ampliar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do município. Por isso, o IEL chega para somar com os demais parceiros, trazendo sua experiência em soluções integradas como o Programa de Estágio, que representa a oportunidade ideal para o desenvolvimento de competências profissionais, especialmente as comportamentais, fundamentais para a inserção no mundo do trabalho. Com mais de 55 anos de atuação, temos desempenhado um papel essencial no fomento à empregabilidade no estado”, destacou Marcella Dias.

Rede Todos pelo Trabalho - Criada a partir de um diagnóstico local realizado em 2018, a Rede Todos pelo Trabalho estrutura ações em quatro eixos: acesso ao trabalho, formação e qualificação profissional, alternativas de trabalho e renda, e articulação em rede. O programa está alinhado com a agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para promoção do trabalho decente e crescimento econômico sustentável.
Conta com o apoio de empresas da iniciativa privada, poder público e instituições como SENAI, SENAC, IFPA e a Prefeitura de Barcarena. O programa tem o apoio da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) que atua como um espaço de diálogo multissetorial, promovendo ações colaborativas com base no fortalecimento do tecido social e do desenvolvimento sustentável do município.