Imersão nos Estados Unidos promove experiências em inovação

Publicado em 14/08/2018 07:47h

Imersão nos Estados Unidos promove experiências em inovação

O Sistema FIEPA participa nos Estados Unidos do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Iniciada na segunda-feira (17), a programação, que se prolonga pelos próximos dias, promove a interação dos participantes com executivos de alto escalão do setor privado, governo e academia norte americanos.

O objetivo da missão nos Estados Unidos é criar oportunidades para que os brasileiros se atualizem em temas de maior relevância para a competitividade dos negócios, além de estimular a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação. “É surpreendente vermos o nível de estudos que já estão sendo colocados em prática aqui nos Estados Unidos e ter uma esperança de que isso também aconteça no Brasil e particularmente no nosso estado do Pará, haja vista que a Confederação Nacional da Indústria está dando um apoio muito importante nesse sentido”, disse o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

O diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI, Dário Lemos, destacou o quanto se sente privilegiado por participar do projeto e de estar absorvendo novos conhecimentos. “Estamos vendo novidades que nem imaginávamos que existiam. Agora, comprovamos o quanto necessitamos de apoio e de políticas estruturantes do governo para que possamos cada vez mais desenvolver o nosso estado, o nosso país e as nossas pessoas”, ponderou.

O primeiro dia da imersão ocorreu em Washington, no Council on Competitiveness (Conselho de Competitividade), onde o grupo teve uma visão geral do ambiente de inovação americano, seus pilares, principais atores e políticas públicas bem sucedidas. Eles também visitaram o escritório em Washington da Arizona State University-ASU, considerada uma das universidades mais inovadoras do país, e finalizaram o dia na Smithsonian Institution, importante instituição de pesquisa científica que trabalha em regime de cooperação com algumas entidades brasileiras.

Essa ambientação foi realizada para que o grupo tenha um melhor aproveitamento das visitas técnicas que acontecerão nos próximos dias. No roteiro, estão locais como o laboratório de pesquisa da IBM, em Nova Iorque; o SOSA, uma plataforma de integração entre vários agentes de diferentes ecossistemas de inovação; o Power America, um dos institutos público-privados criados à época do governo Obama para promover a inovação na indústria manufatureira e o laboratório de computação de alta performance de Oak Ridge, que hoje abriga o maior super computador do planeta.

Galeria de Imagens

Imersão nos Estados Unidos promove experiências em inovação[1] Imersão nos Estados Unidos promove experiências em inovação[2] Imersão nos Estados Unidos promove experiências em inovação[3]