Matriz energética regional é tema de evento, nesta semana, em Belém
- Mayra Leal
- 24 de jun.
- 6 min de leitura

Com o tema “Integração Energética para o progresso da Amazônia, com Sustentabilidade e Inclusão Social”, o Amazon Energy 2025 reunirá especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para discutir as oportunidades e os desafios relacionados à matriz energética da região. O encontro realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) começa nesta quarta-feira, 25, na sede da federação, em Belém, e segue até o dia 26. Ainda é possível se inscrever pelo site da FIEPA.
Na inscrição, é possível escolher participar dos dois dias de evento, ou apenas de uma das datas. Também há meia entrada para estudantes e para associados do Sistema FIEPA, da Associação Comercial do Pará e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), apoiador do Amazon Energy.
A programação é composta por painéis com representantes governamentais, empresários, pesquisadores, representantes de empresas do setor e de instituições como o IBP. Os especialistas debaterão temas como a diversificação da matriz energética; o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica; as perspectivas, oportunidades e desafios para o setor; estratégias das empresas de energias e mineração e políticas orientadas para fornecedores, inovação e práticas ESG.
Entre os painelistas está o Governador do Amapá, Clécio Luís, que falará sobre as políticas para fomentar as atividades dos segmentos de energia do Amapá - petróleo, gás, eólica, solar e biomassa, aliando práticas de sustentabilidade e inclusão social. A palestra encerra a programação da quarta-feira, 25.

O evento também será uma oportunidade para conhecer representantes empresariais de várias fontes energéticas e interagir com grandes empresas de produção de petróleo. Conheça alguns dos palestrantes.
Ao final do evento, será divulgada a Carta Belém, documento que reunirá informações e recomendações sobre as oportunidades e desafios do setor energético.
O Amazon Energy tem o selo da Jornada COP+, movimento liderado pela FIEPA, que está construindo uma nova agenda econômica, social e ambiental para a indústria na Amazônia brasileira. O evento é organizado pela Vita Digital Soluções, apoiado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e tem apoio institucional do Centro das Indústrias do Pará (CIP) e da Associação Comercial do Pará (ACP).
A Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL, Instituto Amazônia+21, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como patrocinadora master a Vale e patrocinadora premium a Guamá Tratamento de Resíduos.
Confira a programação completa:
DIA 1
25 de junho (quarta-feira)
08h | Credenciamento
09h | Abertura Oficial
Governos dos Estados da Amazônia, Superintendente SUDAM, Presidente da FIEPA & Lideranças (Governamentais, Empresariais e Acadêmicas) e Roberto Ardenghy – CEO do IBP.
Tema 01 – Óleo e Gás & Desenvolvimento Econômico e Sustentável
(2º Evento Pré-COP 30 IBP)
10h30 às 11h30 - Painel 1: Desenvolvimento Socioeconômico da Região Amazônica
Painelistas: Luiz Guilherme Moura Viana Diniz - Gerente de Produção de Urucu da Petrobras; Fernando Flexa Ribeiro – Diretor Presidente da Companhia de Gás do Pará; Renan Canedo – Consultor Técnico da TGS DO BRASIL
Moderador: Roberto Ardenghy – CEO do IBP
11h30 as 12h30 - Painel 2: A Experiência Exitosa de E&P no Brasil e a Geração de Benefícios para a Sociedade
Painelistas: Maria Izabel Magalhães Gomes Ramos - Gerente de Soluções Baseadas na Natureza da Petrobras; Roberto Ardenghy – CEO do IBP; Alexandre Viana Gebara - Secretário Executivo do Conselho Gestor do Fundo Soberano – COGEF do Estado do Espírito Santo
Mediador: Allan Kardec – Diretor Presidente da Companhia Maranhense de Gás
12h30 às 13h45 | Almoço
Amazon Energy
Tema 02 – Políticas Energéticas Nacionais e a Amazônia
14h às 14h45 - Painel 3: A Política Energética Nacional e Paraense
Painelista: Carlos Agenor (Ministério das Minas e Energia); Paulo Bengtson (Secretário de Desenvolvimento Econômico – SEDEME - Governo do Estado do Pará)
Mediador: Alex Carvalho (Presidente FIEPA)
14h45 às 15h30 - Painel 4: O Futuro da Energia no Brasil: Expansão da Geração/Produção, Transmissão/Transporte e Distribuição e Papel Estratégico da Amazônia na Matriz Brasileira
Painelista: Rafael de Carvalho Caetano (Superintendente EPE - Empresa de Pesquisa Energética)
Mediador: Manoel Maximiano Júnior (Professor UEPA)
Tema 03 : Minerais Estratégicos e Transição Energética
15:35h – 16:30h Painel 5: A Importância dos Estados da Amazônia na Nova Geopolítica dos Recursos Naturais Orientadas para a Transição Energética
Painelista: José Luiz Marques (Diretor VALE Base Metais); Júlio Cesar Nery
Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM; Representante SIMINERAL
Mediador: Adriano Lucheta (Diretor ISI-TM SENAI)
Tema 04: Energias da Amazônia
16:35h – 17:15h Painel 6: Perspectivas de Crescimento, Oportunidades (Setoriais e Territoriais) e Desafios (Ambientais e Sociais) para Projetos de Energia na Amazônia
Painelistas: Gás Natural: Rodrigo Pinho (Diretor New Fortress); Biogás/BioMetano Tiago Santovito (Diretor Abiogás)
Mediador: FIEPA
Tema 05: Petróleo e Gás – Visão Nacional e Regional
17h15 - 17:50h - Painel 7: Apresentação do Anuário de Petróleo e Gás do Rio de Janeiro – Orientações Estratégicas para a Amazônia
Painelista: Karine Fragoso (Gerente Petróleo e Gás – FIRJAN)
Mediador: Felipe Freitas (Observatório da Indústria – FIEPA)
18h – Painel 8: Políticas do Estado do Amapá com foco em fomentar as atividades dos segmentos de energia (petróleo, gás, eólica, solar e biomassa), aliando práticas de sustentabilidade e inclusão social
Painelista: Excelentíssimo Senhor Governador do Amapá – Clécio Luis
DIA 2
26 de junho (quinta-feira)
08h – Café de Networking
Tema 06: Petróleo & Mineração e as Externalidades (Fornecedores, Recursos Humanos, Inovação e ESG)
08h30 - 09h30 - Painel 9: Estratégias das Empresas de Energias & Mineração e suas Políticas Orientadas para Fornecedores, Inovação e Práticas ESG
Painelistas: Rogério Calderaro (Head Global Industrial Services – AMBIPAR); Representante Estaleiro Maguari
Mediador: Antonio Batista (Diretor VITA DIGITAL)
09h30 - 10h30 - Painel 10: Oportunidades e Desafios do Ecossistema para Apoio e Suporte aos Segmentos de Energia
Painelistas: Representante SEBRAE; Dário Lemos (Diretor SENAI/PA); Claudia Chelala (UNIFAP); Prof Hito Braga - Diretor ITEC/UFPA
Mediador: Glauco Nader (Coordenador REDE PETRO/Bacia de Campos)
Tema 07: Distribuição de Derivados nos Estados da Amazônia
10h30 – 11h11h - Painel 11: Desafios e Gargalos para a Distribuição de Derivados nos Estados da Amazônia
Painelistas: Adriano Valentim (Área de Logística e Distribuição - Petrobras); Guilherme Paiva de Andrade (Diretor de Operações - Vibra Energia)
Mediadora: Ana Mandelli – Diretora Executiva de Downstream do IBP
Tema 08: Distribuição e Armazenamento de Energia
11:15h – 12:00h - Painel 12 - Distribuição e Novos Modelos de Negócios no Mercado de Energia Elétrica
Painelistas: Mauro Chaves de Almeida - Presidente da Equatorial Energia Fundação de Previdência; Gustavo Hugo Tavares Ramos - Gerente de Regulação da Equatorial Pará Distribuidora de Energia; Representante da ECHOENERGIA
Mediador: Glauco Nader (Diretor Dinamus Empresarial)
Tema 09: Experiências de Projetos no Setor de Óleo, Gás e Energia
12:00h – 12:30h - Painel 13 – Projeto Polo SEBRAE Onshore
Painelista: Aline Lobo (Coordenação Nacional do Polo SEBRAE Onshore)
Mediador: Dário Magalhães (Coordenador Câmara Setorial de Óleo e Gás/ACP)
12:30h as 14:00h | Almoço Livre
Tema 10: Margem Equatorial – O Futuro da Energia no Brasil
14h:00h - 15:00h - Painel 14 – Petróleo e Gás na Margem Equatorial - Oportunidades para o Desenvolvimento Regional e Ações de Mitigação Ambiental e Descarbonização
Painelista: Jonilton Pessoa - Gerente Executivo de Exploração da PETROBRAS
Mediador: Claudia Rabello - Diretora Executiva Corporativa do IBP
15:00h – 16:15h - Painel 15 – Cadeia de Fornecedores para os Projetos da Margem Equatorial
Painelistas: Erik Cunha (Diretor OCEANPACT);Dário Magalhães (Diretor D3M); Artur Costa (Diretor NOA Airports)
Mediador: Rafaela Leoncy (Executiva de Gestão - REDES)
Tema 11: Projetos do Setor de Energia no Estado do Pará
16:15h - 17:00h - Painel 16: Perspectivas, Oportunidades e Desafios: do Licenciamento até a Operação
Painelistas: Rodolpho Zahluth Bastos (Secretário Adjunto – SEMAS/PA); Amanda Karolina Santos (Gerente Meio Ambiente e Sustentabilidade – CODEC)
Mediador: Mário Melo - SINDEPA
Tema 12: COP30 – Oportunidades e Desafios para o Segmentos de Energia
17:00h – 18:00h - Painel 17 - Lideranças Femininas no Setor de Energia na COP da Inclusão
Painelistas: Representantes de Empresas do Setor de Energia
Mediador: Elen Néris (Jornada COP+)
18h – 19h- Painel 18 - COP30 e as Oportunidades e Desafios para os Segmentos de Energia da Amazônia
Painelistas: Governo do Estado do Pará; Governo do Amapá; Representante da FIEPA; Claudia Rabello, Diretora Executiva Corporativa do IBP
Mediador: Jornada COP+
19h - Coquetel de Encerramento e Carta Belém - Hall FIEPA
Apresentar um documento com a síntese com os principais compromissos e recomendações do seminário para contribuir com a COP 30, em particular nos temas relacionados às políticas públicas e estratégias empresariais relacionadas às fontes de energia e transição energética.