top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Orquestra Sustentável SESI transforma materiais recicláveis em música

Atualizado: 16 de out.

Festival SESI Cultura segue até o fim de outubro. Confira a programação



Foto: GECOM /  FIEPA
Foto: GECOM / FIEPA

Um mergulho nos sons da floresta: ar, fogo, água e terra, os quatro elementos da natureza representados na sonoridade da Orquestra Sustentável SESI. Sons que vêm de instrumentos tradicionais e outros sustentáveis, criados a partir de materiais reaproveitados. Garrafas, panelas, baldes, vasilhas de plástico, latas de lixo, canos, tampas, potes e outros resíduos viram música na mão das crianças do projeto.


O resultado dessa união entre arte, sustentabilidade e tecnologia pôde ser conferido no show “Elementar – a natureza dos sons”, que ocorreu no último sábado, 4, no Teatro do SESI. A apresentação, que fez parte do Festival Cultura do SESI, contou com a participação especial dos artistas Manoel e Felipe Cordeiro, Andréa Pinheiro, Jade Guilhon e Pelé do Manifesto.


Mais de trinta alunos das Escolas SESI e de escolas públicas do entorno do teatro participaram da apresentação ao lado de músicos experientes e dos artistas convidados. Ana Cláudia Moraes, gerente executiva de Cultura do SESI, destacou que a orquestra é um símbolo do compromisso do SESI com a sustentabilidade, educação e inovação. “Essa união de arte e consciência ambiental é uma iniciativa que estimula nessas crianças e jovens uma nova forma de olhar para o meio ambiente. Pois fazendo essa transformação de materiais recicláveis em instrumentos musicais, se cria uma experiência única de aprendizado. É um projeto que trabalha a cidadania, inspira cidadãos conscientes, criativos e comprometidos com o futuro”, afirmou.


A estudante Clara Matos, 14 anos, foi uma das participantes da Orquestra e fez sua segunda apresentação ao lado do grupo. “A orquestra me abriu muitos caminhos. É um lugar em que eu me sinto muito à vontade para ser quem eu realmente sou. Foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida”, declarou a estudante.


Referência na percussão amazônica, o músico e professor da orquestra, Márcio Jardim foi um dos idealizadores e arranjadores do show. Ele contou que toda a sonoridade do concerto contempla os sons da natureza, o que envolveu um trabalho de pesquisa e experimentação. “Cada elemento da natureza tem uma timbragem diferente. Na terra, a gente trabalha com os tambores amazônicos, os tambores de couro. Na água, a gente vai trabalhar com elementos que emitem o som da água. No fogo a gente vai trabalhar com percussão metálica, como panelas, alguidares de metal, bandejas, lixeiras que estavam quebradas e seriam descartadas e que foram transformadas em instrumentos. O mais difícil para a gente foi tentar achar alguma coisa que remetesse ao som do ar e que ao mesmo tempo não perdesse a sonoridade amazônica. Até que a gente adaptou canos de PVC e inseriu na orquestra”, explicou. 


O show teve a participação de Manoel e Felipe Cordeiro, Andréa Pinheiro, Jade Guilhon e Pelé do Manifesto. Foi a segunda vez que Andréa Pinheiro se apresentou ao lado da Orquestra Sustentável SESI, uma  parceria que a cantora comemorou.  “O Teatro do SESI tem promovido shows memoráveis. Ainda este ano, tive o prazer de cantar no show de 40 anos desta casa, uma produção linda. E agora novamente fui convidada. Sinto-me honrada com o convite e muito grata por poder, mais uma vez, cantar ao lado desses meninos talentosos”, afirmou.


Show faz parte de festival cultural


O Festival SESI Cultura: Amazônia em Cena iniciou em agosto, com programação que reúne música, dança, teatro e debates sobre sustentabilidade. A iniciativa cultural, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PA), foi selecionada pelo Programa Nacional de Cultura, do SESI Nacional. A programação também integra as ações da Jornada COP+, movimento multissetorial liderado pela FIEPA e que tem promovido uma nova agenda econômica, social e ambiental da indústria na Amazônia.


De acordo com a gerente executiva de Cultura do SESI Pará, Ana Cláudia Moraes, o Festival SESI Cultura reforça o compromisso da instituição de fazer da cultura um instrumento de desenvolvimento humano e de construção de um futuro mais sensível, sustentável e inclusivo. “O propósito é aproximar as pessoas da arte, da educação e da cultura, fomentando e promovendo o acesso, o talento e a diversidade artística. O festival também é um espaço de encontro, de aprendizado e transformação social, onde a indústria, a comunidade e os trabalhadores podem vivenciar essas experiências culturais”, afirmou. 


A programação do festival segue até o fim de outubro. Na quinta-feira, 9,  a cantora Dona Onete fará o show “Bagaceira”. Na ocasião, também será lançado o trailer do filme que conta a história da artista paraense. Nos dias 16, 17 e 18, o Teatro do SESI receberá o espetáculo teatral “Ver de Ver-o-Peso” do Grupo Experiência.


A montagem é inspirada nas histórias e vivências do mais emblemático mercado da capital paraense, o Ver-o-Peso. A programação chega ao fim na quarta-feira, 22, com o Painel “ESG na Cultura – Diálogos sobre Sustentabilidade e Ética”. Os ingressos para o festival podem ser adquiridos pelo Sympla.



Por Mayra Leal.



Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page