Parlamentar exalta FIEPA pelos 69 anos de fundação

Publicado em 20/11/2018 09:23h

Parlamentar exalta FIEPA pelos 69 anos de fundação

O deputado Sidney Rosa (PSB) destacou no início da sessão plenária dessa terça-feira (20/11) a passagem dos 69 anos da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), criada em 19 de novembro de 1949 e que se consolidou como legítima representante do setor no Estado.

Na tribuna da Assembleia Legislativa (Alepa), o parlamentar, um dos vice-presidentes da Fiepa, enfatizou a participação direta do contador, advogado, jornalista, político (foi deputado federal e senador) e industrial castanhalense Gabriel Hermes Filho (1909-1999) na evolução do que hoje é conhecido como Sistema FIEPA. Gabriel Hermes ocupou o cargo de presidente da entidade durante dezessete anos, de 1950 a 1967. “Ele foi uma figura lendária”, afirmou o líder do PSB na Alepa.

Sidney Rosa traçou breve histórico de ex-presidentes que também tiveram papel de relevância no crescimento e representatividade da Federação, como o hoje senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB), de 1990 a 1998, quando assumiu Danilo Remor, falecido em 24 de novembro de 2005. “Saudoso” foi a classificação do líder do PSB na Alepa a Danilo Remor, considerado mentor de inovações na administração da Fiepa com conquistas de espaço institucional até sofrer a parada cardiorrespiratória que o tiraria da direção.

O atual presidente da Fiepa, José Conrado Santos, recebeu elogios de Sidney Rosa pela condução austera da entidade nos três mandatos seguidos a partir de 2006, dos quais vem fazendo parte. Recentemente, a diretoria, com nova estrutura funcional, foi reconduzida para nova gestão, que compreende o período 2018-2022.

A importância do trabalho dos principais órgãos que integram diretamente o Sistema FIEPA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ganharam referências de Sidney Rosa em seu pronunciamento, transmitido ao vivo pela TV e rádio Alepa.