Aconteceu no 02/05, no auditório do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, a Aula Inaugural para as novas turmas de qualificação profissional gratuita do programa Donas de Si. Realizado pela Prefeitura de Belém e executado pelo SENAI, o Programa visa qualificar a população para as oportunidades de emprego e renda que surgirão com a COP-30.
Neste primeiro ciclo, 160 pessoas foram contempladas em seis cursos do SENAI: Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Costureiro Industrial de Vestuário; Modelista; Soldador a Arco Elétrico e Oxiacetilênico; Eletricista Instalador Predial; e Encanador Instalador Predial. Os cursos têm duração de três meses e serão realizados na unidade do SENAI Getúlio Vargas, em Belém.
João Manoel Menezes, de 23 anos, é aluno do curso de Elétrica Predial e está tendo sua primeira experiência na área. Ele busca aprofundar seus conhecimentos em eletricidade para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. "Nosso curso iniciou há alguns dias e tem sido muito proveitoso. A estrutura do SENAI é excelente e nos oferece todo o suporte necessário", diz Manoel.
Suane Silva, de 54 anos, já era aluna do SENAI e recentemente teve a oportunidade de realizar o curso de modelista, um sonho de infância que envolvia aprender a costurar. "Como mãe solo, nunca tive condições de arcar com cursos de qualidade. Agora, agarro com determinação todas as oportunidades que surgem, especialmente para mulheres como eu", explica a aluna, que almeja conquistar um emprego fixo na área em que atua.
Até março de 2025, serão ofertados um total de 700 vagas em 35 cursos. As capacitações contemplam as áreas da construção civil, moda upcycling, costura industrial, modelagem e produção de uniformes, mecânica e manutenção de máquinas de costura, costura industrial e mecânica de motores marítimos, entre outras.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destaca a importância da parceria entre a prefeitura e o SENAI para a formação técnica dos alunos. "É de fundamental importância termos um contingente de operários qualificados em vista da COP-30, pois muitas obras novas surgirão. Com o certificado do SENAI, essas oportunidades se potencializam ainda mais", destaca o prefeito. “A Prefeitura está de parabéns pela oferta desses cursos. Com certeza essa formação trará novas perspectivas para essas pessoas, durante e também depois da COP-30”, conclui o diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos.
Comments