Prêmio IEL de Estágio reconhece as melhores práticas no Pará

Publicado em 29/06/2018 16:18h

Iel Novidades

Prêmio IEL de Estágio reconhece as melhores práticas no Pará

Em meio a grande expectativa, na noite desta quinta-feira (28), foram conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio IEL de Estágio, que reconhece o empenho de estudantes, empresas e instituições de ensino, envolvidos no processo de estágio. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a edição deste ano premiou quatro categorias finalistas que em setembro participarão da etapa nacional, em Goiânia.

Click aqui e veja as fotos da premiação 

Na categoria Empresa Destaque Grande Porte a vencedora foi a Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que em 2017 ampliou a quantidade de bolsas de estágio para diversos setores dentro da instituição; na categoria Empresa Destaque Médio Porte o prêmio ficou com a mineradora Imerys Rio Capim Caulim, que estabeleceu projetos e treinamentos específicos para serem desenvolvidos pelos estudantes durante todo o período do estágio; na categoria Instituição de Ensino, a Unama foi vencedora, com a melhor estrutura, acompanhamento e incentivo ao aprendizado prático. Por fim, na categoria Estagiário Destaque, o premiado da noite foi o estudante Jorge Augusto Pinheiro da Costa, 20, estagiário do Projeto Aprender Mais (da Seduc/PA), que desenvolveu dentro de sala de aula uma dinâmica voltada para o uso da língua portuguesa de forma lúdica para facilitar o aprendizado.

Carlos Auad, superintendente do IEL/PA, afirma que o Prêmio consolida um trabalho em equipe, realizado pelas instituições de ensino, empresas, professores, orientadores, alunos e o Sistema Fiepa, por intermédio do IEL. “O nosso propósito maior é contribuir para o desenvolvimento desses futuros profissionais. Durante a premiação é possível notarmos que desde já esses jovens demonstram empenho em realizar um bom trabalho e logo, quando estiverem no mercado de trabalho, terão a chance de construir uma trajetória profissional de sucesso”, explica.

“Para a instituição de ensino a responsabilidade é muito maior, pois cabe a nós orientar o aluno para que consiga atender às expectativas das empresas e do mercado de trabalho. Com muito orgulho, no ano passado, e agora novamente, temos a oportunidade de representar o nosso estado na etapa nacional e isso fortalece as instituições de ensino do Pará”, explica Ana Sabrina Favacho, coordenadora do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras da Unama.

Jorge Augusto da Costa, vencedor na categoria Estagiário Destaque, afirma que a premiação representa uma oportunidade de crescimento profissional. “O estágio é muito importante porque prepara a gente para iniciar nossas carreiras e o Prêmio IEL dá esse incentivo para a gente tentar tirar o máximo de aprendizado durante o período de estágio e realizar um trabalho cada vez melhor”, explica.

Realizado anualmente, podem participar do Prêmio empresas públicas e privadas e entidades do terceiro setor; estudantes regularmente matriculados e frequentando cursos de educação profissional de nível técnico ou superior e possuir Termo de Compromisso de Estágio pelo IEL/PA; e instituições de ensino, públicas ou privadas, atuantes com educação profissional de nível técnico e/ou educação superior e que possuam convênio junto ao IEL. As empresas e instituições de ensino vencedoras receberam troféus e placas de reconhecimento. O primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Estagiário Destaque receberam certificado e prêmio em dinheiro.

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X