Procompi orienta micro e pequenas empresas no aprimoramento da produção

Publicado em 16/05/2018 14:40h

Iel Novidades

Procompi orienta micro e pequenas empresas no aprimoramento da produção

"O Procompi trouxe aprimoramentos teóricos e práticos para a empresa. Foi de extrema importância receber esses conhecimentos, para agregar valores dentro da empresa. Nós, inclusive, já implementamos mudanças no processo de produção. Indico que as outras empresas interessadas procurem o IEL e participem dessa iniciativa”, esse foi o depoimento da empresária Socorro Côrrea, da Deslumbrante, que ficou muito satisfeita ao participar do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias - Procompi.

O Programa é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/NC. O objetivo é elevar a competitividade das micro e pequenas indústrias e promover a qualificação no segmento de confecção em modelagem, visando o maior desenvolvimento produtivo. No Pará é desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Cerca de 25 empresas paraenses do segmento de confecção participaram dessa ação, que aconteceu no período de fevereiro a abril de 2018, em Belém.

De acordo com a coordenadora do Procompi, Sonia Barroso, participar desse Projeto traz grandes vantagens para as organizações. “O Procompi é um programa que vem ajudando muito no progresso das empresas, aumentando sua competitividade e consequentemente seu faturamento, contribuindo para o crescimento da economia. Esse conhecimento pode ser repassado para outros membros da equipe capacitando todos para uma maior produtividade, assim ampliando sua competitividade empresarial e seu faturamento”, afirma ela.

Segundo Zélia Lima, da Bello’s Modeladores o Projeto oferta uma capacitação muito especifica para área de confecção e que apresentou algumas ferramentas práticas muito interessantes. “Tem nos ajudado muito adquirir esses conhecimentos. Já fiz alguns cursos: de controle da produção, estoque, caixa e formação de preço de venda (nosso maior gargalo). Mas agora ficou muito mais simples, pois essas ferramentas são voltadas para o meu segmento” explicou.

Capacitação

A capacitação foi distribuída em 4 etapas, envolvendo curso de modelagem industrial básica e avançada, curso de supervisor de produção, curso modelagem computadorizada básica e avançada.Também foram realizadas 4 consultorias de chão de fábrica. Para finalizar, foi feita uma pesquisa para avaliação dos resultados previstos junto às empresas beneficiadas.

Dois projetos

O Procompi possui dois tipos de projetos: o Dinamiza para empresas que já tiveram algum tipo de atendimento pela FIEPA ou pelo Sebrae, e o Competitividade: para empresas que nunca tiveram atendimento por ambos. As organizações interessadas em participar devem procurar o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PA ou o Sebrae mais próximo, e pedir orientações de como participar do projeto.