REDES/FIEPA apresenta os resultados de 2017

Publicado em 13/12/2017 11:52h

REDES/FIEPA apresenta os resultados de 2017

A REDES - Inovação e Sustentabilidade Econômica, uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), encerra o ano com resultados importantes. Foram mais de 1.300 fornecedores indicados para grandes compradores da região, o que representa 60% a mais que no ano passado. Além disso, outros números a serem comemorados são os 37 cursos e workshops realizados, que capacitaram 934 pessoas de 75 empresas, 339 visitas técnicas, 04 rodadas de negócios com mais de 800 atendimentos. A iniciativa foi responsável ainda por uma campanha de incentivo às compras locais e ao censo empresarial, que mapeou fornecedores no sudeste paraense.

Os resultados, com números até novembro deste ano, foram apresentados nesta terça-feira (12), durante a Reunião de Resultados, promovida pela REDES/FIEPA com a participação de mantenedoras. O objetivo foi compartilhar as atividades executadas neste ano e traçar estratégias para a atuação em 2018, de acordo com as demandas das próprias áreas de suprimentos e desenvolvimento de fornecedores das indústrias parceiras. Os representantes presentes também tiveram a oportunidade de apresentar os desafios e oportunidades para o setor como forma de estimular a internalização de compras locais.

“Este ano nós aumentamos significativamente o número de indicações de fornecedores: ano passado fizemos um pouco mais de 750 e em 2017 já foram mais de mil indicações, com vários cases de sucesso. Além disso, intensificamos as nossas rodadas de negócios, alcançando outros públicos, e também aumentamos a quantidade apoiadores, que subiu de 8 para mais de 20 em um ano, incluindo serviços de praticamente todos os segmentos industriais. Em 2018 queremos incluir outras mantenedoras e ampliar nosso leque de soluções para nossos fornecedores âncoras e otimizar a nossa plataforma de fornecedores”, informou Marcel Souza, executivo de gestão da REDES/FIEPA.

Eduardo Kaiser, gerente de governança de suprimentos e gestão de fornecedores da Hydro, conta que a empresa é uma das que mais pedem indicações de fornecedores. “Graças ao apoio da Redes, grande parte (das indicações) se concretiza em negócios. Sentimos que a vontade de fazer e de melhorar seus serviços é muito grande por parte dos fornecedores. Nós temos uma ferramenta de desdobramento estratégico muito clara dentro da empresa que é desenvolver a indústria local no estado do Pará. Para cumprir este desafio é que buscamos esta parceria forte da FIEPA”, finalizou.

Durante a Reunião de Resultados, a REDES/FIEPA aproveitou para fazer um reconhecimento às iniciativas de suas mantenedoras, como forma de homenageá-las pelo destaque na inovação ou pelas maneiras de requererem uma nova atitude da iniciativa do Sistema FIEPA. Na categoria efetividade nas solicitações de indicações de fornecedores, destacou-se a mantenedora Hydro pelos 25% no total das demandas realizadas. Pela criação inovadora da planilha de feedback mensal – elaborada pelo comprador João Menezes, a Imerys é a mantenedora com maior precisão de feedbacks da indicação de fornecedores em 2017.

Além dos destaques acima, também foram reconhecidas as mantenedoras Alubar, pela aproximação e interação a REDES/FIEPA, e a Norte Energia, por confiar à inciativa um projeto inovador em prol da sustentabilidade econômica do Pará, em 2017 - o Plano de Gerenciamento Integrado da Volta Grande, na região sudoeste do Pará.