Resultados de 2018 sinalizam novas possibilidades de atuação para REDES/FIEPA

Publicado em 29/01/2019 17:09h

Resultados de 2018 sinalizam novas possibilidades de atuação para REDES/FIEPA

O ano novo já começou repleto de oportunidades, planos e ações para REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica. A iniciativa do Sistema Fiepa preparar-se para mais uma temporada de atividades focadas no ambiente de negócios industrial, estímulo à internalização das riquezas do Estado e também de atuação outros segmentos econômicos.

Os resultados das atividades mostraram que, mesmo com as incertezas políticas, econômicas e paralização de alguns projetos industriais e na liberação de licenças, os prejuízos à indústria e à economia foram suplantados com excelentes números apresentados. A REDES/FIEPA manteve-se atuante no estímulo ao fomento da sustentabilidade econômica do estado.

Desde o ano 2000, quando foi criada, as mantenedoras da REDES/FIEPA já movimentaram R$ 110,7 bilhões em compras locais. A iniciativa também foi responsável por 5.869 visitas técnicas de qualificação de fornecedores locais. Números como estes apenas reforçam a importância do papel executado pela REDES no desenvolvimento do mercado local.

Um dos pontos de destaque, no exercício anterior, foi a efetivação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) em Barcarena, que envolve 32 empresas que, em 2018, passaram por mais de 100 horas de capacitação e validação dos seus processos, objetivando prepará-las para melhor atender as demandas de performance dos projetos industrias da região. Com os resultados positivos alcançados, essa rede de desenvolvimento começou a despertar mais interesses, tendo já a sinalização de ampliação do programa para outras regiões e empresas neste ano.

Em 2018, já com a plataforma de fornecedores em pleno funcionamento, ambiente único e integrado, que visa centralizar os diferentes fluxos de demandas de compras dos grandes projetos industriais instalados no Pará, a iniciativa atendeu 234 demandas por fornecedores locais e indicou 1.503 empresas locais para venda de produtos e serviços aos grandes projetos industrias do Pará.

“Sabemos das possibilidades que o ambiente de negócios da REDES/FIEPA alcança no estado. No ano passado, nossas mantenedoras sinalizaram que compraram R$ 12,4 bilhões no Pará, o que corresponde 53,9% do todo que é adquirido, são de empresas locais. Iremos reforçar nossa dedicação para não deixar esse percentual de compras cair ou, quem sabe, até melhorá-lo em 2019, entregando mais produtividade e soluções que atendam os anseios da área de supply das nossas mantenedoras.”, conta Marcel Moraes de Souza, executivo de gestão da REDES/FIEPA.

Empresas atuantes e novas parcerias

A manutenção do número empresas no hall de parcerias foi um dos principais feitos da iniciativa em 2018. Ao todo, 33 mantém convênio com a iniciativa. Atualmente, a REDES conta com a participação das seguintes organizações:

• Mantenedoras: Alcoa, Alubar, Celpa, DOW, Heineken, Hydro, Imerys, Correias Mercúrio, Mineração Rio do Norte - MRN, Norte Energia, SINOBRAS e Vale.

• Apoiadoras: Amazon Traders, DSE Engenharia, Filé Grill, GasOil, Gestor Consultoria, Grupo Hidaka, JGS Seguros, Hapvida, Laboratório Beneficente de Belém, Louis Dreyfus Company Brasil S.A, Live DTG, Norauto Rent a Car, Norte Amazônia, Stone – Internet Corporativa, Tupperware e Vertical Engenharia.

• Cooperadoras: Ação Brasil Investimentos, Conselho Brasileiro de Compras (CBEC), Ideal/FGV e Quanta Consultoria.

2018 em destaque:

• 42 eventos de desenvolvimento de fornecedores e de fomento de negócios;

• 1.066 pessoas e lideranças envolvidas nos eventos REDES/FIEPA;

• 234 solicitações de fornecedores pelas indústrias paraenses atendidas;

• 1.503 fornecedores locais indicados às indústrias paraenses;

• 887 fornecedores mapeados e cadastrados;

• 130 visitas técnicas;

• Lançamento da Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF em Barcarena-PA;

• Realização de 01 censo empresarial;

• VI Edição do Prêmio REDES de Desenvolvimento;

• 03 publicações técnicas;

• Plataforma on-line do Pará Investimentos – parainvestimentos.redesfiepa.org.br.