Reunião com secretário de Transportes aponta demandas prioritárias para o Pará

Publicado em 12/03/2019 11:54h

Reunião com secretário de Transportes aponta demandas prioritárias para o Pará

O Sistema FIEPA e o Centro das Indústrias do Pará promoveram na terça-feira (12), um encontro de trabalho com o engenheiro Antônio de Pádua Andrade, secretário de Estado de Transporte. O evento contou com a presença de gestores de órgãos do governo estadual, empresários e entidades representativas do setor produtivo.

A pauta do encontro abordou as principais necessidades do Estado no segmento de transportes, especialmente pavimentação e construção de pontes. De acordo com o titular da pasta, a medida vai reduzir a distância entre municípios e viabilizar o escoamento da produção e beneficiar a população de maneira geral. " Agradeço o convite da Federação pois esse é um momento fundamental para conhecer as demandas do setor produtivo. Tenho recebido alguns gestores municipais, conhecido suas necessidades e sempre é uma rica oportunidade de dialogar”, disse.

Durante o encontro foram apresentados detalhes sobre o andamento do derrocamento do Pedral do Lourenço e do BRT Metropolitano. Sobre o Pedral, a empresa que venceu a licitação, DTA Engenharia, já concluiu os estudos de impacto ambiental e agora aguarda a conclusão das análises do IBAMA, o que deve ocorrer até o mês de junho.

Já o BRT Metropolitano, na BR 316, que teve início em janeiro segue dentro do previsto, mesmo sendo uma obra com grandes desafios – a localização no principal corredor de entrada e saída da cidade, o período de chuvas e a redução no fluxo de trabalho, que será alterado de acordo com a necessidade. “Agora no Carnaval, por exemplo, tivemos que praticamente paralisar as obras por alguns dias, para não complicar o trânsito na área. E essa mesma conduta será tomada nos próximos feriados e no mês de julho”, comentou o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro.

Ainda foram abordados a situação do polo industrial de Ananindeua e o melhor aproveitamento dos rios da região, que podem ser utilizados como hidrovias.