Semana do Meio Ambiente da FIEPA terá programação aberta ao público
- Mayra Leal
- 30 de mai.
- 5 min de leitura

Com o tema “Economia de Baixo Carbono - caminhos para um futuro sustentável”, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) realiza entre os dias 2 a 7 de junho a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa que tem o selo da Jornada COP+ é alusiva ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente no dia 5. A programação na sede da federação, em Belém, será gratuita e aberta ao público na terça-feira, 3, com diversas atividades durante todo o dia. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Mesas-redondas, painéis, apresentações de cases, desfile de moda ecológica, exposição de biojóias e de projetos sustentáveis para a construção estão entre as atividades da terça-feira, 3. Nos painéis e mesas-redondas, as discussões abordam assuntos como inovação, sustentabilidade e o futuro das cidades, potencial renovável e descarbonização industrial, economia circular, moda sustentável e empoderamento feminino na Amazônia.
Segundo Derick Martins, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEPA, a programação foi pensada para ser um momento de intercâmbio entre vários setores da sociedade que estão desenvolvendo soluções para o meio ambiente. “Esse evento será uma oportunidade excelente para reunião, discussão e trocas sobre sustentabilidade industrial. Teremos uma agenda bastante ampla com palestras inspiradoras, apresentação de cases e inaugurações. Será um momento de uma troca enriquecedora de saberes para todos nós”, pontuou.
FIEPA será ponto de coleta
A programação também será marcada pela inauguração do ponto de coleta seletiva do projeto E+Reciclagem no estacionamento da FIEPA, em parceria com a instituição. O projeto faz parte da plataforma de sustentabilidade da Equatorial Pará e tem como objetivo garantir a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis, evitando o descarte inadequado no meio ambiente. A proposta é fortalecer a cultura da coleta seletiva e promover a conscientização sobre a preservação ambiental. O ponto de coleta será um espaço de recebimento de resíduos sólidos aberto para a comunidade do entorno como forma de incentivar a separação de resíduos. Todos os resíduos coletados serão destinados de forma adequada para a reciclagem.
Exposição de soluções sustentáveis para a construção
Durante toda a terça-feira, será realizada exposição dos três vencedores do 1° Hackathon da Jornada COP+, realizado em maio. No hall de entrada da FIEPA, serão expostos os projetos: Juma, um revestimento inteligente feito com materiais da Amazônia; Bioverniz, verniz sustentável selante feito com componentes da natureza e resíduos orgânicos; e Ecobim, que utiliza a metodologia BIM para calcular a sustentabilidade em projetos da construção.
Para Thais Haber, assessora de inovação do Instituto SENAI de Inovação, e organizadora do Hackathon, a exposição é um reconhecimento do potencial dos trabalhos desenvolvidos durante o evento. “Todos os projetos que saíram do hackathon podem ser efetivados para chegarem no mercado ao consumidor final. A exposição na semana do meio ambiente é uma forma de mostrar a contribuição que o evento trouxe em soluções sustentáveis para a construção, além de ser uma oportunidade dos vencedores estabelecerem conexões importantes para o futuro dos projetos”, explica.
Programação terá desfile sustentável
A moda sustentável também terá protagonismo na semana do meio ambiente. A programação da terça-feira, 3, encerra com um Desfile-Manifesto: apresentação de looks e acessórios sustentáveis feitos a partir de materiais reciclados, fibras naturais, biojóias e reaproveitamento têxtil. A modelagem será protagonizada por mulheres de diferentes perfis da Amazônia. No final, os produtos utilizados no desfile ficarão em exposição. A ação é integrada à Jornada COP+, dentro do eixo de Economia Circular.
Segundo Priscilla Vieira, diretora da FIEPA e do Sinditêxtil Pará, o desfile foi idealizado para estimular práticas sustentáveis dentro de um setor historicamente poluente. “Esse desfile nasceu dentro das ações da Jornada COP+, como parte do eixo de sustentabilidade e economia circular. A indústria têxtil é uma das que mais impactam o meio ambiente, e pensamos essa iniciativa como uma forma de mostrar que é possível fazer moda com responsabilidade ambiental, sem abrir mão da identidade amazônica. Usamos materiais sustentáveis, tecidos tecnológicos e reaproveitados, sempre com o olhar voltado para a nossa cultura. A ideia é mostrar que podemos estar na moda com estilo, personalidade e consciência’’, afirma a diretora. Os participantes da Semana do Meio Ambiente também poderão conhecer produtos e cosméticos feitos com materiais da Amazônia no Projeto Vitrine da Indústria da Amazônia.
De acordo com Alex Carvalho, presidente da FIEPA e da Jornada COP+, celebrar o Dia do Meio Ambiente é um compromisso do setor produtivo com a pauta da sustentabilidade, que tem norteado as ações da indústria no estado. “Criamos uma vasta programação para celebrar esta data, com ricos debates e apresentações de soluções sustentáveis que a indústria do Pará está construindo. A proposta de compartilhar com o público também é um dever nosso enquanto setor produtivo do estado”, pontuou.
A Jornada COP+ tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Ação Pró-Amazônia, SESI, SENAI, IEL, Instituto Amazônia+21, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O projeto tem como patrocinadora master a Vale e patrocinadora premium a Guamá Tratamento de Resíduos.
Confira a programação completa:
Dia 03/06
09h – 17h (Local: Hall de entrada da FIEPA)
Exposição dos 3 trabalhos ganhadores do hackathon
Vitrine da Indústria na Amazônia
8h30 – Abertura oficial
Inauguração do ponto de coleta seletiva do projeto E+Reciclagem no estacionamento da FIEPA.
(Local: Salão de eventos da FIEPA- 9º andar)
9h – Abertura institucional e lançamento do programa de compostagem da FIEPA
Participantes: Alex Carvalho, presidente da FIEPA; Deryck Martins – Presidente do Conselho de Meio Ambiente da FIEPA; Elen Néris – Gestora Executiva da Jornada COP+ e líder do Programa de Economia Circular; Mauro Chaves – representante da Equatorial
9h40 – Palestra - Resíduos como Ativos da Economia de Baixo Carbono: inovação, geração de energia e créditos de carbono a partir do lixo
Convidado: Guamá Tratamento de Resíduos
10h30 - Mesa Redonda – Construir para regenerar: inovação, sustentabilidade e o futuro das cidades
Mediação: Norsk Hydro Brasil
Participantes: Saint-Gobain, FIEPA, SINDUSCON-PA, Ministério das Cidades, CAIXA
11h30 - Mesa redonda- Potencial renovável e descarbonização industrial: oportunidades para o Brasil
Participantes: FIEPA, Vale, Verdera, Sinobras
12h30 às 14h – Intervalo livre
14h - Receptivo
14h30h – Apresentação de cases: Tramontina, Hydro, Abrapalma e Sindimóveis
15h30 – Painel - Economia Circular, Moda Sustentável e Empoderamento Feminino na Amazônia
Participantes: Geovana Quadros - Mulheres Inspiradoras e líder do comitê de Mulheres e Povos Tradicionais, Priscilla Vieira - Diretora MLX Uniformes. Movimento Circular, Conselho de Mulheres da Firjan, Clarice Fonseca – Gerente de polo de moda do SENAI Getúlio Vargas, Criadoras e designers das marcas presentes no desfile
16h30 – Desfile-Manifesto
17h30 – Coquetel com exibição das peças apresentadas no desfile. Espaço para networking, trocas e vendas
19h00 – Encerramento
Serviço: Semana do Meio Ambiente “Economia de Baixo Carbono - Caminhos para um futuro sustentável”
Quando? Aberta ao público no dia 3 de junho (terça-feira)
Hora: 8h30 às 19h
Local: FIEPA - Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré, Belém - PA, 66035
Inscrições pelo link: https://www.fiepa.org.br/event-details/semana-do-meio-ambiente