SENAI Pará tem curso inédito na região Norte na área de gás

Publicado em 12/12/2018 11:57h

Senai Novidades

SENAI Pará tem curso inédito na região Norte na área de gás

As redes de gás, de uso muito comuns em fogões e aquecedores, ganham espaços também em sistemas de ar-condicionado, lareiras, churrasqueiras, secadoras de roupas e até em certos tipos de geladeiras. Para um item que cresceu tanto em importância, aumentam também as preocupações em relação a instalação, regulamentação e manutenção destes sistemas de gás.

Pensando nesta demanda, o SENAI, unidade Getúlio Vargas, está prestes a formar a primeira turma de Instalador Predial de Tubulação a Gás da região Norte do Brasil. O curso, de 160 horas, iniciou em outubro e vai até o próximo dia 17 de dezembro, com aulas teóricas e foco na prática. Na qualificação, os alunos desenvolvem conhecimentos e habilidades técnicas referentes as instalações prediais internas de gás combustível em redes sem carga, seguindo normas e procedimentos técnicos de saúde e segurança no trabalho, qualidade e preservação do meio ambiente.

Para Laerte Cumino, profissional com mais de 30 anos de experiência na área e responsável pelas aulas práticas do curso, o mercado de trabalho da nossa região necessita desta mão de obra qualificada. “Hoje muitos dos que trabalham na instalação e/ou manutenção destes sistemas de tubulação a gás são curiosos, e isto não é o ideal. Então, os alunos desta primeira turma saem daqui com grande possibilidade de conseguirem uma oportunidade de emprego”, destaca Cumino.   

O cenário é animador para o jovem Laércio Oliveira, que está desempregado, mas cheio de expectativa para poder trabalhar na área de instalação de tubulação a gás. “A estrutura montada no laboratório do SENAI é uma simulação exata do que encontraremos no mercado de trabalho, e isso dá segurança para atuar quando acabar o curso. Gostei muito de aprender sobre tubulação a gás e vou seguir me qualificando neste sentido”, diz o aluno.

Este primeiro curso de Instalador Predial de Tubulação a Gás do SENAI foi em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet)- por meio do Programa Pará Profissional - as empresas Amanco e Paragás e com o SENAI  Departamento Regional de São Paulo.

 

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X