SENAI terá vasta programação na Feira da Indústria do Pará

Publicado em 03/05/2019 14:22h

Senai Novidades

SENAI terá vasta programação na Feira da Indústria do Pará

O SENAI Pará terá uma vasta programação na XIV edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que ocorrerá de 15 a 18 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O tema da FIPA será "Indústria 4.0” e dentro deste contexto o SENAI ofertará, gratuitamente, oficinas, palestras, bate-papo e um espaço voltado para a inovação.

Oficinas e Palestras
Entre as atrações do SENAI na programação técnica da Feira da Indústria estão a palestra "Lean Manufacturing e a Indústria 4.0", no dia 16, às 18h; as oficinas sobre Canvas nas modalidades Projeto e Negócio, no dia 17, às 14h e 16h; e o workshop "Qualidade no Serviço de Reparação Veicular". As inscrições para estes temas devem ser feitas AQUI.

Espaço SENAI de Inovação
Dentro da temática da Indústria 4.0, a FIPA vai abrigar o Espaço SENAI de Inovação, no Salão A do Hangar. Neste ambiente o visitante vai poder vivenciar o universo da Indústria 4.0 por meio de ferramentas que simulam a realidade deste novo momento do setor produtivo. Entre estes recursos, estão o MineraSIM e o SCADA. O primeiro é um simulador de treinamento em ambientes de trabalho perigosos usando óculos de Realidade Virtual. Com ele, é possível vivenciar de maneira muito próxima o trabalho de um profissional em um ambiente de mina. Já o SCADA (sigla em inglês para Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados) são sistemas de automação integrados com tecnologia para monitorar e comandar equipamentos dos seus processos conectado através do seu Smartphone ou Tablet. No local também vai funcionar o Espaço SENAI Lab, que vai abrigar o Grand Prix SENAI.

Grand Prix SENAI de Inovação
Uma das principais atrações da Feira da Indústria do Pará deste ano será o Grand Prix SENAI de Inovação. O torneio integra alunos, docentes e empresas no desenvolvimento da cultura de inovação e soluções para desafios reais da sociedade e/ou indústria. As equipes que participam do Grand Prix de Inovação ficam alocados no espaço SENAI Lab de Inovação, onde estão disponíveis todos os materiais e informações necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos. Durante a competição, eles vivenciam uma maratona de inovação aberta, na qual as equipes trabalham elaborando os protótipos, projetos e plano de negócio para os desafios lançados pela indústria local. A competição do conhecimento ocorrerá durantes os quatro dias da Feira, com resultado e premiação dos vencedores no encerramento do evento.

Sobre a FIPA
Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae-PA), e parcerias da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Governo do Estado, a FIPA é realizada há 28 anos e comporta uma feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará e uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria. Saiba mais sobre a FIPA AQUI.

 

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X