Sessão Pública apóia a implantação de campus da Universidade da ONU em Belém

Publicado em 23/05/2018 12:34h

Fiepa Novidades

Sessão Pública apóia a implantação de campus da Universidade da ONU em Belém

Como parte das comemorações pelo Mês da Indústria, celebrado em maio, o Sistema FIEPA promove o lançamento do livro “The Universe of Human Security: O Universo da Segurança Humana”, do professor Edmundo Oliveira, Ph.D em Direito Penal com Pós-Doutorado na Universidade de Sorbonne (França). O evento será realizado dia 23 de maio, às 19 horas, no auditório Albano Franco, da FIEPA.

Juntamente com o lançamento do livro, também ocorrerá a exposição do projeto Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, cuja sede será em Brasília e um dos campi, em Belém. A capital paraense foi escolhida para receber o Campus Principal para Estudos e Pesquisas de Políticas Integradas sobre Proteção Ambiental e Desenvolvimento Harmônico Sustentável. Os demais campi serão no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.

De acordo com o professor Edmundo, é importante colocar a Amazônia no cenário global de boas notícias. “Dentro desse patamar, a FIEPA tem a missão importante de se agregar aos objetivos da ONU, para serem cumpridos até 2030, e a Amazônia não tinha absolutamente nada programado em relação a isso. O projeto é de uma universidade mundial de segurança e desenvolvimento social com sede em Brasília e quatro campi específicos, sendo o polo da Amazônia, com sede em Belém, voltado para o progresso para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável”, explica.

Sobre o autor:

Edmundo Oliveira

Ph.D. em Direito Penal com Pós-Doutorado na Universidade da Sorbonne, Paris, França.

Professor Titular de Criminologia e Direito Penal da Universidade da Amazônia, Brasil.

Membro de várias Comissões de Experts de Alto Nível criadas por Governos Regionais e pela ONU para promover a modernização da Justiça Criminal, aplicação da lei, sistema penitenciário, segurança pública e desenvolvimento sustentável no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Autor de 23 livros de 85 artigos sobre geopolítica do crime, controle da violência, prevenção do crime, comportamento criminal, crime organizado, criminalidade transnacional, crime via Internet, alternativas penais, reforma das prisões, mediação de conflito, justiça restaurativa, vitimização, terrorismo e sociedade mundial do risco.

Atualmente, o Professor Edmundo Oliveira é o Coordenador Geral do Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), o qual é um Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (ILANUD), com sede em San José, Costa Rica.

Sobre o livro:

A segurança humana junta todas as preocupações que estimulam o diálogo e a cooperação entre os Governos, as instituições e a sociedade civil rumo à formulação de políticas integradas para suplantar as dores agudas de pobrezas, doenças, injustiças, riscos, desastres, crises, conflitos, crimes, violências, desigualdades, manipulações, preconceitos, discriminações, exclusões, intolerâncias e violações do meio ambiente, que criam percalços ao desenvolvimento humano, dificultando a elevação da dignidade, da qualidade de vida e do bem-estar aliados ao grau de satisfação das pessoas, em qualquer lugar, a qualquer tempo, de geração em geração.

Sem o potencial da segurança humana não há como gerar sólidas fontes de valores e mecanismos de governança, em condições de produzir o desempenho proativo do crescimento econômico, do progresso social e da proteção ambiental em todos os níveis e circunstâncias.

Sobre a Universidade:

O Projeto da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, com sede no Brasil, nasce para dar substância a novos estudos e pesquisas à disposição da Organização das Nações Unidas, em benefício da humanidade.

Este Projeto certamente constituirá importante marco no caminho pretendido pela Organização das Nações Unidas rumo ao fortalecimento dos compromissos compartilhados pelos países e pela sociedade civil, em benefício da elevação dos índices de segurança com bem-estar aliado ao grau de satisfação das pessoas. Segue-se, então, a rota do desenvolvimento humano com padrões e protocolos de governança, em harmonia com a prosperidade econômica dos povos, em ambiente de pacificação e sempre saudável para a preservação da digna coexistência entre pessoas de diferentes culturas, línguas e estruturas sociais.

Será uma grande contribuição do Brasil para a integração internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 das Nações Unidas, muito especialmente para a efetividade das metas que almejam promover o convívio humano mais equitativo, tolerante e inclusivo, auferindo os frutos da proficiência do progresso e seus benefícios de alívio da pobreza e da vulnerabilidade. É a união de forças para garantir sociedades mais seguras, pacíficas e inclusivas com acesso à justiça social para todos os cidadãos diante de intuições sérias, eficientes e fiéis aos postulados éticos, em ambiente de paz, liberdade e prosperidade, no ciclo da vida.

Com sede em Brasília, terá a instalação de Campi, em Cidades Brasileiras, para Estudos e Pesquisas de Políticas Integradas sobre: Cidadania, Prevenção do Crime, Segurança Humana, Modelos Sociais de Economia Colaborativa, Planejamento de Cidades Mais Seguras e Inclusivas, Proteção Ambiental e Desenvolvimento Harmônico Sustentável; e ainda a instalação de Institutos Regionais, em Países Membros das Nações Unidas.

Cumpre assinalar que, como instrumento pedagógico de ponta, interagindo com a sociedade, os eixos das atividades de educação a distância em rede, via internet, propiciarão mais mobilidade para a otimização de análises, diagnósticos, trocas de experiências e consultas a banco de dados, no Brasil e no Exterior, essenciais aos Programas de Pesquisas e aos Cursos de Aperfeiçoamento Técnico, Cursos de Especialização, Cursos de Mestrado e Cursos de Doutorado que serão levados a efeito pela Universidade.

A Universidade manterá intercâmbio, parceria e cooperação com as Agências e Programas do Sistema das Nações Unidas, bem como com Governos, Organizações Intergovernamentais, Entidades, Fundações e Empresas Públicas ou Privadas, engajadas em políticas de aprimoramento da segurança e do desenvolvimento humano sustentável e integrado, no âmbito nacional, regional ou global, em harmonia com os avanços da ciência, da tecnologia e da inovação.

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X