Sindicatos filiados participam de evento do PDA sobre “Sustentabilidade Sindical”

Publicado em 27/04/2018 17:04h

Presidentes e executivos dos sindicatos filiados ao Sistema FIEPA participaram nesta quarta-feira, 25, do 3º Diálogo da Rede Sindical da Indústria, uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que foi realizado via transmissão online, para todas as Federações do país, transmitida direto de Brasília/DF.

Na ocasião foram discutidas estratégias com o objetivo de fortalecer o vínculo dos sindicatos entre si, com as federações e a CNI, acerca de temas prioritários da agenda da Indústria.

De acordo com o diretor executivo da FIEPA e coordenador do PDA, Ivanildo Pontes, o encontro visa promover o alinhamento e o debate entre os sindicatos. “Os sindicatos industriais precisam estar atentos às demandas de seus filiados. Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, o que vai prevalecer serão os sindicatos profissionais, que realmente entregam algum resultado para as empresas associadas. O tema sustentabilidade irá contribuir para melhor condução dos negócios e manutenção sindical”, informou.

A programação marcou a abertura das atividades do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, em 2018. A conferência foi ministrada pelo Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, pela Gerente-Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, pela Gerente de Consultoria da Diretoria Jurídica da CNI, Fabíola Pasini e pela Gerente de Fiscalização e Arrecadação da CNI, Alessandra Ciuffo.

Novidades para 2018

As boas práticas sindicais serão reconhecidas pelas federações e pela CNI.  O 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais é uma das ações do portfólio do PDA para 2018, divulgado no 22º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo, em Brasília.

O objetivo do concurso é identificar, valorizar e divulgar as ações que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. Para concorrer ao Prêmio, a ação deve estar em curso ou ter sido executada nos últimos dois anos (2016-2017). Além disso, precisa ser relacionada a uma das seguintes categorias: Comunicação e Relacionamento, Defesa de Interesses, Negociação Coletiva, Prestação de Serviços e/ou Gestão Interna.

PORTFÓLIO PDA 2018 – Fortalecer os sindicatos industriais é uma prioridade para as federações e a CNI desde 2007, quando lançaram o PDA. De lá para cá, o desafio dos sindicatos cresceu e, para apoiá-los a se tornarem cada vez mais eficientes, representativos e financeiramente sustentáveis, o PDA também evoluiu.

Além do Prêmio, estão entre as novidades do PDA a oferta de consultoria especializada para elaboração de planejamentos Financeiro e de Comunicação dos sindicatos; o projeto Benchmarking Sindical, que promoverá visitas técnicas a sindicatos referência; e plataforma Competências Sindicais Online, com conteúdo voltado ao desenvolvimento de competências sindicais.

Conheça o portfólio do PDA 2018 para o seu sindicato:

FORMAÇÃO DE LÍDERES E EXECUTIVOS

• Oficinas para líderes e executivos sindicais
  • 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais
  • Benchmarking Sindical
  • Formação de Novas Lideranças
  • Catálogo de Boas Práticas Sindicais

GESTÃO SINDICAL

• Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (SIGA)
  • Cartilha Sindicato Legal
  • Caderno de Processos Sindicais

INTELIGÊNCIA SINDICAL

• Otimização de Base Sindical
  • Informe Sindical
  • Pesquisa Sindical 2018
  • Sistema de Inteligência Sindical

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

• Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado
  • Diálogos Industriais

Não deixe seu sindicato fora dessa! Procure a área sindical da FIEPA e saiba como participar das ações do PDA.

Mais informações:

Michelly Pontes