Sistema FIEPA apresenta proposta a representantes da ONU para soluções de cidades sustentáveis

Publicado em 20/11/2018 18:13h

Fiepa Novidades

Sistema FIEPA apresenta proposta a representantes da ONU para soluções de cidades sustentáveis

Representantes da ONU Meio Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia estão fazendo um levantamento com autoridades e entidades de classe dos municípios de Belém e Barcarena. O objetivo é determinar prioridades para a aplicação do GEF, sigla em inglês para um fundo que trabalha com desmatamento de florestas e questões climáticas, mas que desde o ciclo passado de financiamentos voltou-se também para o tema soluções para cidades sustentáveis. Na terça-feira (20) o grupo reuniu-se com o Sistema FIEPA, com o propósito de ouvir o setor industrial sobre qual seriam as prioridades para Belém.

Dentre as propostas apresentadas pela FIEPA estão um olhar especial para a região das ilhas de Belém, que carecem de soluções de infraestrutura, além de soluções que busquem o aproveitamento da energia eólica e solar, ações de incentivo à indústria do turismo, mobilidade urbana – com a maior utilização dos rios - e saneamento básico. “Nosso interesse é não só contribuir nesse primeiro momento, mas continuar fazendo parte das discussões, até que tenhamos resultados concretos”, pontuou o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

Financiados pela iniciativa privada, os fundos do GEF estão disponíveis para países em desenvolvimento e países com economias em transição para atender aos objetivos das convenções e acordos ambientais internacionais.

O apoio do GEF é fornecido a agências governamentais, organizações da sociedade civil, empresas do setor privado, instituições de pesquisa, entre a ampla diversidade de parceiros em potencial, para implementar projetos e programas nos países receptores.

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X