Sistema FIEPA firma parceria com a BioTec-Amazônia

Publicado em 05/09/2018 18:23h

Sistema FIEPA firma parceria com a BioTec-Amazônia

O sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) assinou termo de convênio com a Organização Social BioTec-Amazônia, organização social vocacionada para a ciência e inovação. O objetivo é estabelecer cooperação técnico-cientifico para fomentar o desenvolvimento de atividades de interesse comum entre instituições para a execução de projetos, estudos e pesquisas, com foco nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios. O acordo foi fechado na manhã desta quarta-feira (05/09), na sede da Federação.

Neste convênio, o trabalho do Sistema Fiepa será feito por meio das expertises do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Entre as ações previstas, estão a execução de ações conjuntas de atividades de ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de arte, cultura, educação, esporte, gestão e ciência e tecnologia. Para o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, a parceria com a BioTec-Amazônia é fundamental para o desenvolvido das indústrias locais.

“Com esta importante parceria com a BioTec-Amazônia pretendemos acelerar ainda mais o nosso processo de pesquisa e inovação que já temos desenvolvido principalmente por meio do nosso Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais, em busca sempre de maior produtividade e competitividade para todo o nosso setor produtivo”, considera Conrado.

Concordando com a FIEPA, o Diretor Presidente da BioTec – Amazônia, José Seixas Lourenço, também comemora a assinatura do termo. “É fundamental a gente ter esta parceria com o Sistema FIEPA pela importância que é trabalhar as cadeias produtivas do Pará. Então se abre uma possibilidade muito grande de parceria que vai do trabalho desde junto às comunidades, produtoras de insumo, passando pelas nossas instituições de ciência e tecnologia, nossos laboratórios, o Parque de Ciência e Tecnologia e, fundamentalmente, a articulação com o setor empreendedor”, diz Lourenço.

Sobre a BioTec-Amazônia
Qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico, a Associação BioTec Amazônia corresponde a inovação na gestão de recursos públicos e executa a gerência do programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, conhecido como BIOPARÁ. A partir de um chamamento público nacional, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) selecionou a Organização Social (OS) qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico, interessada em executar a gestão do programa BIOPARÁ.