Sistema FIEPA homenageia colaboradoras com oferta cursos

Publicado em 08/03/2018 09:33h

Sistema FIEPA homenageia colaboradoras com oferta cursos

Ensinar técnicas de mecânica, hidráulica e elétrica. Esta foi a maneira escolhida pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) para homenagear suas colaboradoras pelo Dia Internacional das Mulher. A programação, intitulada “Faça você mesma”, foi realizada nesta quarta-feira no hall da federação e ofertou uma série de oficinas com orientações práticas em áreas tradicionalmente dominadas pelo público masculino.

Dentre os diversos assuntos que foram abordados pelas oficinas estavam orientações sobre economia de combustível, troca de óleo e pneus, instalações e manutenções de torneiras, chuveiros, tomadas, interruptores, lâmpadas, luminárias, disjuntores, etc. Segundo o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, a programação é uma forma de homenagear e, ao mesmo tempo, incentivar a mulher neste processo de independência. “O Dia da Mulher vem justamente desta origem de luta, de quebras de tabus, de busca pela autossuficiência. E é isto que queremos enfatizar com esta programação, que elas continuem avançando em áreas historicamente dominadas por homens”, diz o presidente.

A Dinara Silva era uma das mais empolgadas com a programação. Ela participou de várias oficinas e destaca a importância da independência feminina. “Estes temas são importantes para a questão do empoderamento da mulher, visto que podemos realizar com mais segurança estas atividades específicas e também contribuíram para que não sejamos vítimas de profissionais mal-intencionados que ofertam esses serviços no mercado”, diz a colaboradora do SENAI. “Achei uma iniciativa fantástica porque assim eu pude aprender coisas bem diferentes para nós, mulheres, mas que precisamos no dia a dia como, por exemplo, a troca de pneus”, complementa Daniele de Oliveira, funcionária do SESI.

Um levantamento feito pelo SENAI Pará mostra que o somatório de mulheres matriculadas em cursos nas áreas automotiva, metalmecânica e construção civil, que sempre teve maior participação de homem, subiu de 24% para 33% no período de 2011 e 2017, havendo crescimento em todos os anos. A área de metalomecânica, por exemplo, avançou de 445 matrículas em 2011 para 1.324 no ano passado. “Ficamos muito satisfeitos de poder trazer estas oficinas e possibilitar a nossas colaboradoras o que o SENAI já tem feito em todo o Pará, que é ofertar, por meio da educação profissional, mais autonomia para as mulheres”, diz o diretor regional do SENAI, Dário Lemos.

Cursos do SESI

Ainda dentro da temática “Faça você mesma”, a programação também ofertou instruções voltadas para a área digital, da beleza, da economia e da culinária, ofertados pelo SESI, além de uma palestra sobre a Mulher do Século XXI, ministrada pelo IEL. "As mulheres têm diversas atribuições na sua rotina, cuidados com a casa, com a família e com as demandas de trabalho. Então priorizamos atividades que trarão novos conhecimentos para beneficiar tanto a vida profissional e quanto a pessoal das participantes", encerra o superintendente do SESI Pará, José Olimpio Bastos.