Para modernizar e tornar ainda mais eficiente a sua gestão, o Sistema FIEPA, por meio do SESI e do SENAI, aderiu ao Ciclo III do Programa Alinhar, por meio da linha de desenvolvimento de Datawarehouses e Painéis Regionais, que visa promover a evolução da maturidade da gestão e governança de dados do Regional. A Reunião de Kick Off, que marcou o lançamento do projeto, ocorre nos dias 20 e 21 de fevereiro, na FIEPA, com participação de lideranças e técnicos do SESI e do SENAI local, em parceria com as Federações de Alagoas e de Santa Catarina, que atuarão como consultores de implantação do projeto.
O Data Warehouse (DW) é um repositório central de informações que podem ser analisadas para tomada de decisões mais adequadas. A partir da implementação do projeto, os dados de diversos sistemas são coletados, passam por melhorias e refinamento utilizando tecnologia de big data e depois são armazenados no DW do Departamento Regional, onde ficam centralizados, seguindo as boas práticas de segurança. A partir daí, é possível a visualização das informações de maneira clara e rápida, permitindo o refinamento dos atuais painéis de Business intelligence do Regional por Data Marts (áreas e temas), a exemplo das áreas de Educação, Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Serviços de Tecnologia e Inovação (STI), Orçamento e Mercado.
“Agora nós teremos uma ferramenta fundamental para trabalhar de uma forma mais tranquila e alinhada com as diretrizes do Departamento Nacional do SESI e SENAI. Com isso, além de termos ainda mais clareza nos nossos processos e negócios a partir dos nossos indicadores, essa tecnologia também é um recurso na busca da geração de receita sustentável para as nossas instituições”, destaca o diretor regional do SENAI/PA e Superintendente do SESI/PA, Dário Lemos.
O projeto do Alinhar visa ainda o refinamento do ambiente de Inteligência de Negócio e painéis gerenciais de monitoramento de resultados, além da viabilização da integração e interoperabilidades de dados junto ao Departamento Nacional do SESI e SENAI, através de serviços de cargas de produção de forma mais dinâmica, segura e automatizada.
Comments