Sistema FIEPA leva extensa programação à Feira do Empreendedor

Publicado em 16/05/2018 15:18h

Fiepa Novidades

Sistema FIEPA leva extensa programação à Feira do Empreendedor

Sistema FIEPA leva extensa programação à Feira do Empreendedor

O Sistema FIEPA é patrocinador da 9ª Feira do Empreendedor, promovida pelo SEBRAE, e levará atividades nas áreas de moda, design, mecânica de automóveis, construção civil, comércio exterior e alimentação. A FE do Pará é o maior evento de empreendedorismo do Norte do País. Esta edição ocorrerá de 16 a 19 de maio, em uma área de 8500 metros² de exposições, mais os espaços de 12 salas de aula e cinco auditórios do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A expectativa para 2018 é de um público de mais de 30 mil pessoas e de mais de R$ 30 milhões em geração de negócios.  

Este ano, a proposta é reinventar o tradicional evento, tido como a grande vitrine de projetos e resultados do Sebrae em todo o Brasil, em um circuito que ocorre todos os anos. “A FE pretende fomentar a criação de um ambiente favorável para a geração de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone.

Todos os eventos e espaços da Feira estão alinhados a três pilares: relacionamento empresarial, oportunidade de negócios e capacitação. “A programação do Sistema FIEPA foi toda moldada para atender os objetivos propostos pelo SEBRAE na Feira. O interessante é que conseguimos neste evento ter a sinergia da indústria com o comércio, que precisam andar juntos, pois a indústria produz muito do que o comércio consome, e isso nada mais é do que uma cadeia de fomento à economia de nosso estado”, diz o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

Para o Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI, Dário Lemos, o evento abre muitas portas para o empresário que deseja ter novos conhecimentos sobre seu campo de atuação. “Isso dá mais força às empresas locais e estimula o desenvolvimento da economia. E para o SESI e o SENAI, não deixa de ser uma amostra de todos os serviços que podemos entregar paras as empresas”, pontua.

 Melhor Reparador Paraense

Durante a Feira, será realizada a competição do Melhor Reparador Paraense, uma parceria do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Pará, com o SENAI, SEBRAE, Revemar e Marca Diesel. “A importância do concurso do melhor reparador automotivo paraense é de mostrar pra sociedade o quanto é difícil fazer reparação de veículo, o quanto que envolve tecnologia por trás de tudo isso e mostrar em tempo real, para quem quiser ver, o quanto é delicado, o quanto envolve tecnologia e o objetivo principal de valorizar o profissional reparador automotivo”, diz André Fontes, presidente do Sindirepa.

Ele acrescenta que, além disso, o concurso promove a aproximação entre a entidade sindical e as indústrias de reparação. “Com isso, promovemos o associativismo”, destaca, acrescentando que o concurso teve uma etapa anterior no Sul do Estado, envolvendo reparadores de Parauapebas, Xinguara, Redenção e Canaã dos Carajás.

Além de ser um dos promotores do concurso, André destaca ainda que na quinta-feira (17), vai ministrar às 17h, dentro da programação da Feira, a palestra "O futuro das indústrias de reparação diante da eletrificação dos automóveis”.

Moda

Nas ações do segmento de Moda, o SEBRAE-PA proporcionará aos visitantes da Feira do Empreendedor 2019 uma experiência sensorial em sua Loja Virtual, que simula a apresentação real de uma loja física sob as perspectivas das técnicas de Visual Merchandising e novas tecnologias para agregar as ações de venda do segmento. Segundo Lilian Costa, coordenadora de Vestuário e Moda do SENAI Pará, esta ação será integrada com as palestras e capacitações disponibilizadas para os empresários e interessados no segmento de Moda e Confecção, onde serão abordadas temáticas como “Workshop de visual merchandising”, “Upcycling, oportunidade para os pequenos negócios”, “Marketing e moda: uma combinação de sucesso” “Branding na moda - Construção de marcas no mercado; “Modelagem de negócios de moda por meio do Canvas”, “Planejamento e desenvolvimento de coleções de moda”, “Tecidos tecnológicos”, “Indústria 4.0: a confecção do futuro” e o talkshow “Olhares do mercado de moda”.

"Pensando no aumento da competitividade e desenvolvimento das empresas e indústrias paraenses, para esta edição da Feira, foram firmadas duas grandes parcerias, a primeira delas com o SENAI CETIQT (RJ), um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva das indústrias química e têxtil, que realizará duas palestras do eixo de Inovação e Sustentabilidade, abordando a Indústria 4.0”, diz Lílian Costa, acrescentando que a segunda parceria foi firmada com a empresa AUDACES. “A empresa é uma referência mundial em inovação tecnológica para moda por meio do desenvolvimento de sistemas inteligentes, de equipamentos para automação de processos de confecção da indústria do Vestuário, trazendo as novidades tecnológicas para processos produtivos na indústria da Confecção", finaliza.

Comércio Exterior

A programação do Centro Internacional de Negócios dentro da Feira do Empreendendor em 2018 será um reflexo da parceria de 8 anos que a instituição tem com o SEBRAE Pará. “Criamos uma relação muito positiva, madura e de onde já começamos a colher novos resultados, como profissionalização das micro e pequenas empresas e até a internacionalização delas”, detalhar Cassandra Lobato, coordenadora do CIN Pará.

Na FE o CIN promoverá rodadas de negócios, capacitação, orientação e palestras ligadas aos temas capital de giro e oportunidades de negócios com outros países.

Sobre o evento

A programação da Feira do Empreendedor oferece oportunidades de negócio, com foco no mercado, casos de sucesso empresarial, ecommerce, tecnologias e modelos de negócios e mais de 300 eventos de capacitação, totalizando 32 mil vagas, tanto para quem já tem seu negócio como para futuros empreendedores. As inscrições são gratuitas, e para ter acesso à programação é preciso se inscrever na Feira, o que pode ser feito antecipadamente, pela internet (www.feiradoempreendedorpa.com.br).

Serviço: Feira do Empreendedor do Pará, de 16 a 19 de maio, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Capacitações: 9h às 22h. Feira: 14h às 22h.

 

SISTEMA FIEPA - Portal da Indústria Paraense
X