Sistema FIEPA, por meio do SESI, promove evento sobre saúde mental, voltado para nova norma regulamentadora do trabalho
- deborabarbosa2
- 17 de jun.
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (17), o auditório do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, recebeu representantes da indústria paraense, gestores, especialistas e técnicos em segurança do trabalho para discutir um tema que tem recebido relevância no cenário corporativo: os fatores psicossociais relacionados ao trabalho. O evento “As novas diretrizes da NR1: Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT)” marcou mais um passo importante na construção de ambientes industriais mais saudáveis, seguros e produtivos. Confira todas as fotos aqui.
A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), em vigor desde 2021, estabelece diretrizes para a gestão de riscos ocupacionais com foco também nos fatores relacionados com a saúde mental dos trabalhadores. A programação do encontro contou com palestras técnicas, troca de experiências e orientações práticas para profissionais da área de SST e gestores da indústria.
Segundo Jacilaine de Souza, gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, o evento reforça o papel da indústria na promoção de uma cultura de prevenção ampla. “Mais do que cumprir uma norma, estamos falando sobre cuidar de pessoas. A saúde mental deve ser compreendida como parte essencial da segurança do trabalho. Nossa missão é apoiar as indústrias nessa jornada em valorizar e cuidar do trabalhador”, afirmou.

Para a vice-presidente da FIEPA, Marcela Novaes, o momento é de transformação. “A indústria está em constante evolução, e esse avanço precisa considerar o fator humano. Discutir os riscos psicossociais no trabalho é garantir que os ambientes industriais estejam preparados para promover não apenas produtividade, mas também bem-estar”, destacou.

O evento contou com palestras de especialistas do SESI com ampla atuação em saúde e segurança no trabalho. Rodrigo Moreira, mestre em Neurociência e Fisioterapeuta do Trabalho, abordou os impactos dos fatores psicossociais na saúde dos trabalhadores. Arley Silva, técnico em Segurança e gestor ambiental, trouxe reflexões sobre práticas seguras e sustentáveis na indústria. Já o médico do Trabalho, Cleverton Chaves, destacou a importância da gestão integrada da saúde nas empresas. As apresentações reforçaram a relevância do tema e o compromisso do SESI com a indústria paraense.
A participante Rose Araújo, da indústria Dasio, afirmou que o evento foi muito proveitoso. “Como a gente vê a real necessidade de estar atualizado, principalmente enquanto indústria, decidimos participar deste evento do SESI. A gente precisa entender claramente o que a NR1 exige da empresa, o que ela espera da gente em relação aos funcionários, o clima organizacional, por exemplo. Tudo que foi abordado aqui é muito relevante. Não adianta só ter os protocolos e a documentação, é preciso acompanhar, aplicar de verdade. Por isso, o curso foi super valioso pra gente, com certeza”, disse.
Com iniciativas como essa, o Sistema FIEPA reafirma seu compromisso em estar à frente das transformações do mundo do trabalho, oferecendo soluções que atendem às exigências legais e, sobretudo, promovem a valorização do capital humano.