top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Sistema FIEPA, por meio do SESI, promove evento sobre saúde mental, voltado para nova norma regulamentadora do trabalho

Nesta terça-feira (17), o auditório do SENAI Getúlio Vargas, em Belém, recebeu representantes da indústria paraense, gestores, especialistas e técnicos em segurança do trabalho para discutir um tema que tem recebido relevância no cenário corporativo: os fatores psicossociais relacionados ao trabalho. O evento “As novas diretrizes da NR1: Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (FRPRT)” marcou mais um passo importante na construção de ambientes industriais mais saudáveis, seguros e produtivos. Confira todas as fotos aqui.

A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), em vigor desde 2021, estabelece diretrizes para a gestão de riscos ocupacionais com foco também nos fatores relacionados com a saúde mental dos trabalhadores. A programação do encontro contou com palestras técnicas, troca de experiências e orientações práticas para profissionais da área de SST e gestores da indústria.

Segundo Jacilaine de Souza, gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, o evento reforça o papel da indústria na promoção de uma cultura de prevenção ampla. Mais do que cumprir uma norma, estamos falando sobre cuidar de pessoas. A saúde mental deve ser compreendida como parte essencial da segurança do trabalho. Nossa missão é apoiar as indústrias nessa jornada em valorizar e cuidar do trabalhador”, afirmou.



Para a vice-presidente da FIEPA, Marcela Novaes, o momento é de transformação. “A indústria está em constante evolução, e esse avanço precisa considerar o fator humano. Discutir os riscos psicossociais no trabalho é garantir que os ambientes industriais estejam preparados para promover não apenas produtividade, mas também bem-estar”, destacou. 



O evento contou com palestras de especialistas do SESI com ampla atuação em saúde e segurança no trabalho. Rodrigo Moreira, mestre em Neurociência e Fisioterapeuta do Trabalho, abordou os impactos dos fatores psicossociais na saúde dos trabalhadores. Arley Silva, técnico em Segurança e gestor ambiental, trouxe reflexões sobre práticas seguras e sustentáveis na indústria. Já o médico do Trabalho, Cleverton Chaves, destacou a importância da gestão integrada da saúde nas empresas. As apresentações reforçaram a relevância do tema e o compromisso do SESI com a indústria paraense.

A participante Rose Araújo, da indústria Dasio, afirmou que o evento foi muito proveitoso. “Como a gente vê a real necessidade de estar atualizado, principalmente enquanto indústria, decidimos participar deste evento do SESI. A gente precisa entender claramente o que a NR1 exige da empresa, o que ela espera da gente em relação aos funcionários, o clima organizacional, por exemplo. Tudo que foi abordado aqui é muito relevante. Não adianta só ter os protocolos e a documentação, é preciso acompanhar, aplicar de verdade. Por isso, o curso foi super valioso pra gente, com certeza”, disse.



Com iniciativas como essa, o Sistema FIEPA reafirma seu compromisso em estar à frente das transformações do mundo do trabalho, oferecendo soluções que atendem às exigências legais e, sobretudo, promovem a valorização do capital humano. 


Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page