Sistema FIEPA recebe Programa Conhecendo a Indústria

Publicado em 21/09/2018 18:23h

Sistema FIEPA recebe Programa Conhecendo a Indústria

O Sistema Fiepa recebeu nesta quinta-feira e sexta-feira uma comitiva do Programa Conhecendo a Indústria, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o propósito de apresentar o Sistema Indústria e unidades fabris, bem como os processos e rotinas do “chão de fábrica” aos representantes dos poderes executivo e legislativo. O grupo visitou indústrias da Região Metropolitana de Belém e do município de Vigia.

Durante o encontro realizado na Fiepa, foram discutidos temas como incentivos fiscais, soluções de créditos para as empresas, fundos constitucionais, de desenvolvimento e investimento, entre outros assuntos. O objetivo foi abordar políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado e região Norte. Estiveram presentes representantes do Ministério da Integração Nacional, SUDAM, Banco da Amazônia e da Presidência da República. “O segmento industrial é um dos que mais contribui para o desenvolvimento deste estado e precisa de um olhar especial, sobretudo relacionado aos incentivos. Este Programa é muito bom para mostrar o que nós fazemos, do que precisamos e como valorizamos as políticas voltadas para o setor”, destacou o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos.

Para Cilene Dórea, secretária de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, o programa é fundamental para a articulação de políticas regionais. “Com estes encontros é possível a gente conhecer resultados e ter informações que normalmente não temos. E esta troca de conhecimento entre o público e o privado é de extrema importância para o desenvolvimento de ações mais assertivas”, diz Dórea. “Escutar todas as áreas e entender qual é a realidade na ponta é muito importante neste processo de concepção das políticas públicas”, concorda Fabiana Rodopoulos, da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil.

O Programa Conhecendo a Indústria acontece em todo o Brasil e é organizado e executado pela CNI e coordenado pela Gerência Executiva de Relacionamento com o Executivo. A comitiva que participa do encontro é composta, além de representantes de ministérios e do Congresso Nacional, por técnicos e diretores da Confederação. “Nosso propósito máximo é reunir as pessoas que tomam as decisões, que fazem as políticas, para conhecerem o dia-a-dia do Brasil que produz, para que tenham mais informações na hora de tomar decisões sobre as legislações que estão sendo aprovadas e sobre as regras propostas para a sociedade”, enfatiza Marcos Borges, gerente-executivo de relações com o Congresso Nacional da CNI. “Existem projetos na região Norte pouco conhecidas. Então trazer órgãos tão importantes para verem projetos de sucesso implantados é fundamental para que as pessoas conheçam seu próprio país”, complementa Fábio Vasconcelos, Diretor Comercial do Estaleiro Rio Maguari, uma das indústrias visitadas pela comitiva.

Galeria de Imagens