Sistema FIEPA valoriza o desenvolvimento de fornecedores em Barcarena

Publicado em 04/09/2018 15:15h

Sistema FIEPA valoriza o desenvolvimento de fornecedores em Barcarena

Por meio de seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, a REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), está realizando o aperfeiçoamento de gestão de 33 empresas no município de Barcarena, em parceria com as mantenedoras Norsk Hydro, Imerys e Alubar, instaladas no município.

O objetivo é estimular o desenvolvimento dos fornecedores paraenses selecionados, com workshops temáticos que alinharão práticas e avaliações aplicadas, gerando melhorias no seu desempenho e o fomento de novas oportunidades de negócios. Desta forma, eles poderão estar mais preparados para o fornecimento aos grandes projetos instalados ou em instalação no estado do Pará.

Uma primeira turma, formada por sete empresas, iniciou seu envolvimento com o programa no dia 14 de agosto, em Barcarena, com foco no atendimento a projetos sociais. Na última sexta-feira (31), foi o lançamento da turma formada por prestadores de serviços em diversas áreas, tais como de transporte, terceirização de mão de obra, engenharia e manutenção, que assinaram o termo de compromisso na sede da FIEPA, em Belém.

“Para a Federação das Indústrias, é importante implementar novos conhecimentos para a classe empresarial, qualificando os fornecedores em cadeia. O projeto é muito importante para a consciência empreendedora e para estreitar a relação entre a Hydro, Imerys e Alubar com os fornecedores locais, para que possam se conhecer e trocar experiências”, disse o gestor executivo da REDES/FIEPA, Marcel Moraes de Souza.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Barcarena, Otávio Ferreira, o programa deve trazer melhorias econômicas para a região e será um incentivo para as empresas locais trabalharem dentro das indústrias de Barcarena. “Temos um anseio muito grande por esta oportunidade única e exclusiva para as empresas locais, que deve abrir portas, aumentando o leque de possibilidades”, pontuou.

Participante do programa, Marinaldo Corrêa, gerente de contratos da empresa Movimento, lembrou que as auditorias e capacitações oferecidas pela REDES/FIEPA já ajudaram no surgimento de muitas oportunidades para a empresa. “Nossa expectativa com essa capacitação é aprimorar nosso plano interno para um melhor aproveitamento do projeto e crescimento interno de nossa empresa”, concluiu.

Sobre o programa - Na capacitação das empresas fornecedoras de projetos sociais, desenvolvido em parceria com a Imerys, os participantes realizam o módulo administrativo. Além dos exercícios em sala de aula, eles são avaliados por um plano de ação individual. Uma vez encerrado o módulo, continua o acompanhamento técnico on-line e encontros de avaliação presenciais. Ao final do processo, são avaliadas as melhorias e, por fim, ocorre a certificação das empresas.

Para os demais segmentos, que participarão fornecedores das três mantenedoras REDES/FIEPA, serão três módulos: administrativo, comercial e operacional. Neste caso, eles também passam por um acompanhamento até chegar ao resultado final, para então receber a certificação.