Terceira edição da Feira da Cidadania chega a mais quatro cidades do Pará

Publicado em 31/01/2019 16:58h

Terceira edição da Feira da Cidadania chega a mais quatro cidades do Pará

Consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos, distribuição de material educativo, competições esportivas e diversas atividades de esporte e lazer serão alguns dos serviços oferecidos gratuitamente nas cidades de Bragança, Capanema, Paragominas e Barcarena, neste mês de fevereiro, durante a Feira da Cidadania, promovida pelo Instituto Conhecer Brasil, em parceria com o SESI Nacional com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), do Conselho Temático de Responsabilidade Social (CORES/FIEPA) e das prefeituras locais.

A primeira cidade a receber a Feira será Bragança, nos dias 01 e 02 de fevereiro, na Praça de Eventos. Em todos os municípios, a programação ocorre em duas etapas, sendo a primeira das 09 às 16 horas, com atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania, esporte e lazer, e das 18 às 22 horas, com apresentações culturais e shows com bandas locais.

Em Capanema, a caravana chega nos dias 08 e 09, na Praça da Igreja Matriz (Centro). A terceira cidade a receber a ação social será Paragominas, nos dias 15 e 16, na Praça do Ginásio Municipal. A ação se encerra nos dias 22 e 23, na cidade de Barcarena.

Sobre a Feira - A Feira da Cidadania está na sua terceira edição e já passou por diversos estados do Brasil como Bahia, Piauí e Goiás. No Pará, a primeira edição da Feira ocorreu em agosto de 2018, nas cidades de Santarém, Mojuí dos Campos, Rurópolis e Juruti, com mais de 25 mil atendimentos realizados. No mesmo ano, em outubro, foi realizada a segunda edição, nas cidades de Altamira, Vitória do Xingu, Medicilândia e Brasil Novo, contando com quase 68 mil atendimentos nestas comunidades.

O objetivo da Feira é levar ações de cidadania a pessoas com dificuldade de acesso a serviços garantidos pela Constituição. A cada evento, são observadas as principais necessidades e demandas sociais dos municípios, para que possam ser desenvolvidas outras ações que garantam às comunidades, maior acesso e direito à cidadania.

Para o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, iniciativas como a Feira da Cidadania demonstram que a união de esforços entre iniciativa privada, sociedade civil e poder público é importante para mudar a realidade nas cidades brasileiras. “Apoiar ações educativas, de saúde e lazer em comunidades menos favorecidas é uma forma de garantir mais cidadania para as pessoas, transformar realidades e gerar novas perspectivas de futuro, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico da nossa região”, declara Conrado.