Vitrine da Indústria inaugura mais três espaços e amplia visibilidade da produção paraense
- fernandogomes207
- 27 de jun.
- 2 min de leitura

A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) inaugurou nesta quinta-feira (26), três novos espaços do projeto Vitrine da Indústria na Amazônia, ampliando a visibilidade e o reconhecimento da produção local com foco em sustentabilidade e representatividade setorial. A cerimônia foi realizada na sede da instituição, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, em Belém.
A nova etapa da iniciativa contempla a instalação de áreas expositivas voltadas para três importantes sindicatos industriais: Sindfrutas (fruticultura e derivados), Sindipan (panificação e confeitaria) e Sibege (bebidas e gêneros alimentícios). Os espaços estarão abertos ao público para visitação e comercialização de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Idealizado em 2024 como projeto-piloto com a mostra “Amazônia na Pele” (voltada aos setores de cosméticos, perfumaria e fitoterápicos), o Vitrine da Indústria passou a integrar a agenda estratégica da FIEPA. A iniciativa está alinhada aos princípios da economia verde e reforça o compromisso com práticas industriais sustentáveis e de valorização da biodiversidade amazônica.
“É uma oportunidade de mostrar o que a nossa indústria tem feito de melhor: uma indústria responsável, que carrega ancestralidade, conhecimento, saberes e muita garra. Desejo ao Sindipan, ao Sindfrutas, ao Sibege e aos demais sindicatos que aproveitem esse espaço para gerar oportunidades e destacar seus produtos nessa grande vitrine”, ressaltou Alex Carvalho, presidente da FIEPA.
A poucos meses da realização da COP30 em Belém, o projeto ganha ainda mais destaque, posicionando a indústria do Pará como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Denise Martins Acosta, presidente do Sindfrutas, destaca a importância do trabalho em conjunto com a Vitrine para a exposição e valorização de marcas paraenses, da fruticultura e da cultura. “Entendemos que iniciativas como a Vitrine da Indústria são fundamentais para dar visibilidade às marcas paraenses, conectando a produção local com a cultura e com o mercado. Com a proximidade da COP30, é essencial mostrar a força da nossa indústria".

Para André Carvalho, presidente do Sindipan, o projeto representa uma oportunidade inédita de dar visibilidade aos associados. “É uma iniciativa audaciosa que proporciona aos nossos associados a chance de mostrar seus produtos dentro da própria Federação das Indústrias do Pará. Estar presente em um estande onde todos podem conhecer e expor seus produtos torna essa ação muito interessante e proveitosa.”

Com a abertura dos novos espaços, a Vitrine da Indústria na Amazônia amplia sua missão de conectar o público com o que há de mais representativo e autêntico na produção industrial do Pará, promovendo o consumo consciente e o reconhecimento da indústria local como agente de transformação socioeconômica.