Workshop em Cosmetologia Industrial reúne profissionais e impulsiona setor no Pará
- deborabarbosa2
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Evento promovido pela FIEPA e Sinquifarma destaca inovações e qualificação técnica para fortalecer a indústria amazônica

Nos dias 3 e 4 de junho, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos, Petroquímicos, Farmacêuticos e de Perfumaria do Pará (Sinquifarma), promoveu um encontro estratégico voltado ao fortalecimento da bioindústria regional: o Workshop “Boas Práticas e Estratégias para Cosméticos e Perfumaria”. O evento contou com apoio do Núcleo de Desenvolvimento Sindical da FIEPA e da Jornada COP+ e reuniu profissionais da área, empreendedores e estudantes interessados em capacitação e inovação em cosmetologia industrial.
O workshop foi ministrado por Antônio Celso da Silva, especialista e referência nacional no setor. A programação abordou temas fundamentais como terceirização na produção de cosméticos, escolha e uso de embalagens adequadas, e a formação de manipuladores.
“A cada dia o mercado evolui, assim como as tecnologias, e para se manter atualizado, atendendo às exigências dos consumidores, é necessário capacitar os profissionais. Precisamos entender mais sobre ingredientes, embalagens e novas técnicas para garantir produtos eficazes, seguros e sustentáveis”, afirmou Fátima Chama, vice-presidente do Sinquifarma.
Antônio Celso reforçou a importância de iniciativas como essa para o crescimento do setor. “Capacitações como esta são essenciais para o mercado de cosméticos, especialmente porque ainda temos uma grande carência de profissionais técnicos. É fundamental entender como se trabalha corretamente com cosméticos e isso é ainda mais necessário para pequenas empresas, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de formação”, destacou o especialista, que também é diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).
Conexão entre conhecimento, sustentabilidade e mercado
O workshop integrou as ações da Jornada COP+, iniciativa liderada pela FIEPA com o objetivo de construir uma nova agenda econômica, social e ambiental para a Amazônia. Está ação contou com a parceria do SEBRAE-PA, reforçando o compromisso com a capacitação de empreendedores e o fortalecimento de parcerias estratégicas.
“É importante trazer a visão de que o empresário precisa aproveitar as oportunidades. Neste ano, por exemplo, os empreendedores terão uma grande chance com a realização da COP-30. O SEBRAE, junto com a FIEPA, tem justamente esse papel: fomentar a competitividade. Em todos os eventos em que conseguimos apoiar os empreendedores a se tornarem mais preparados e competitivos, estaremos presentes e prontos para apoiar”, destacou Alexandre Alves, coordenador da Agência Metropolitana do SEBRAE.
A realização do workshop reafirma o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável da indústria paraense, por meio da valorização da sociobiodiversidade amazônica, da difusão do conhecimento técnico e do incentivo à inovação como caminho para uma economia mais inclusiva.