Workshop marca mais um ciclo da consultoria em gestão de inovação e empreendedorismo

Publicado em 10/09/2018 13:21h

As empresas atendidas no projeto “Gestão da inovação e empresarial como ferramenta para competitividade da micro e pequena indústria no Pará”, participaram nesta quarta-feira (05), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), do Workshop em Gestão da Inovação: Gerenciando o processo da inovação, que conclui o ciclo de capacitações realizadas até o momento dentro do projeto de consultorias que seguem até o final do ano.

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a consultoria é executada no Pará pela FIEPA, por meio do Núcleo Estadual de Inovação e do Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O projeto visa, por meio de consultorias individuais, auxiliar micro e pequenas indústrias na implantação e gestão da inovação nas suas atividades como forma de melhorar os resultados e gerar novos negócios.

O projeto iniciou com um diagnóstico nessas indústrias, seguido da montagem de um plano de ação voltado para a capacitação em inovação nas áreas de produção, processos, marketing e organizacional. Segundo Thaís Haber, Assessora de Inovação do ISI-TM, as ações de consultoria foram divididas em blocos e os workshops marcam o início de cada um deles e, têm como objetivo apresentar aos participantes os conceitos e ferramentas que serão utilizadas nas consultorias individuais nas empresas. “Nós também aproveitamos estes encontros para criar conexões entre os empresários e seus segmentos”.

O workshop realizado esta semana também serviu para avaliar os avanços de cada empresa até o momento. Antes deste, já foram promovidos outros quatro encontros nas áreas de gestão empresarial e planejamento estratégico; gestão de pessoas e inovação organizacional; gestão de clientes e inovação em marketing e gestão de processos e ferramentas ágeis.

Para a empresária Larissa D´Avila, a metodologia utilizada facilitou o aprendizado e elucidou muitas dúvidas referentes à gestão da inovação nas empresas. “Depois da consultoria, a gente já sentiu uma melhoria na organização dos nossos processos e no fluxo da comunicação dentro da empresa”, explica.

Mais informações:Núcleo Estadual de Inovação da FIEPA - inovacao@fiepa.org.br