Notícias

Caravana Comex capacita micros, pequenas e médias empresas exportadoras de Altamira

Caravana Comex capacita micros, pequenas e médias empresas exportadoras de Altamira

Caravana Comex capacita micros, pequenas e médias empresas exportadoras de Altamira

Com o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura exportadora no Estado, o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA) e o Sebrae no Pará promoverão de maio a julho deste ano, uma nova edição da Caravana de Comércio Exterior. No dia 18 de maio, às 08 horas, a ação vai estar em Altamira, onde vai capacitar micros, pequenos e médios empresários locais, além de dirigentes e técnicos de entidades de classe e agentes de comércio exterior. 

Durante o encontro serão apresentados os programas de internacionalização e a plataforma Vamos Exportar (www.vamosexportar.com.br). Também serão discutidas questões relacionadas à logística e repassadas outras orientações sobre os requisitos necessários para quem quer exportar.

De acordo com Cassandra Lobato, coordenadora do CIN/FIEPA, a Caravana visa estimular a diversificação da pauta exportadora paraense, promover a competitividade e sustentabilidade dos negócios na região e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local. “Com o apoio e fomento de importantes parceiros, temos buscado desenvolver um trabalho no sentido de promover a adequação de produtos e empresas paraenses para inserção no mercado internacional. A partir de ações como esta, que realizamos ao longo dos anos, já é possível perceber uma maior diversificação da nossa pauta exportadora, com o surgimento de novos produtos na balança comercial do nosso Estado”, explica Cassandra.

Segundo a coordenadora, a expectativa é apresentar ao mercado global o potencial de negócios das empresas paraenses, levando em consideração as vocações e nicho de negócio de cada município. “O mercado global tem os olhos voltados aqui para a Amazônia e nosso intuito é usar isso como um diferencial competitivo. Mas precisamos também capacitar as empresas locais para que consigam a sustentabilidade dos seus negócios, e para isso é necessário que conheçam a dinâmica do comércio exterior e suas questões relacionadas à tributação, documentação, legislação, exigências sanitárias; além de fornecer produtos de qualidade que atendam às expectativas desses compradores internacionais. 

Até o final do ano, a Caravana visitará outras cidades do Estado, entre as quais, Castanhal e Santarém. A iniciativa tem entre as instituições apoiadoras a ApexBrasil, PCT Guamá, Correios, Sedap e Banpará.



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA