FIEPA solicita à SEFA revisão de portaria que aumentou o valor do pescado

Publicada no Diário Oficial do Estado no dia 09 de junho de 2022, a portaria 357 aumentou o preço de espécies como a piramutaba e a pescada gó, bastante consumidas pelos paraenses. Mas, durante reunião articulada pela FIEPA com o Secretário de Estado da Fazenda, René de Sousa Júnior, e equipe da SEFA, realizada na manhã de sexta-feira (20), o Sindicato das Indústrias de Pesca, da Aquicultura e das Empresas Armadoras e Produtoras, Proprietárias e Embarcações de Pesca no Pará (Sinpesca), filiado à Federação, entregou documento solicitando a revisão dos valores, por considerar que a pauta estipulada prejudica a competitividade do setor.

“O preço do pescado, se comparado ao valor antes fixado, recebeu aumento de valores que fogem totalmente da realidade vivenciada pelo mercado paraense”, explicou Apoliano Nascimento, presidente do Sindicato. A título de comparação, a piramutaba, por exemplo, passou a custar R$ 9,34 o quilo, quando na portaria anterior custava R$ 3,57. Arnildo Brito, da empresa Tropical Pesca, esclareceu que o preço praticado pelo produtor não pode ser o mesmo de quem comercializa nos mercados, feiras e supermercados. “Na cadeia da pesca, nós somos a captura, e da origem até o consumidor final, o pescado passa por atravessadores. Se formos fazer o preço de feira, inviabiliza o setor”, explicou.

Além de Apoliano Nascimento e Arnildo Brito, participaram da reunião o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho; o presidente do Centro das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça; e Gilvan Silva e Eloy Araújo, da empresa G. Pesca.

Na proposta apresentada pelo Sindicato, com o apoio da FIEPA e do CIP, o melhor caminho para a fixação de preços seria a elaboração de pesquisa, com a participação do Sinpesca, dos atuais preços do pescado, o que foi prontamente atendido pelo Secretário René de Sousa Júnior. “Fomos subsidiados por um valor de mercado, mas estamos abertos à discussão”, disse o secretário, que ao final da reunião endereçou à equipe discutir uma solução juntamente com os representantes do Sindicato da Pesca.

Em sua primeira reunião oficial com a SEFA, Alex Carvalho, que tomou posse na FIEPA no final de agosto, avaliou positivamente o encontro e a receptividade do secretário ao tema e lembrou que a solução deverá beneficiar não só o setor, mas o Pará em si. “A missão da FIEPA é defender os segmentos representados pelos 29 sindicatos filiados, especialmente no que diz respeito à competitividade dos setores, pois entendemos que uma indústria competitiva só traz benefícios para o Estado de uma maneira geral”, avaliou.