Notícias

PELA 1ª VEZ , CORDA DO CÍRIO É PRODUZIDA TOTALMENTE POR INDÚSTRIA PARAENSE

PELA 1ª VEZ , CORDA DO CÍRIO É PRODUZIDA TOTALMENTE POR INDÚSTRIA PARAENSE

PELA 1ª VEZ , CORDA DO CÍRIO É PRODUZIDA TOTALMENTE POR INDÚSTRIA PARAENSE

Pela primeira vez, em 230 anos de história, a corda do Círio de Nazaré tem matéria-prima e fabricação inteiramente paraense. Um dos mais importantes símbolos das principais procissões da celebração religiosa foi produzido pela Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no nordeste paraense, e entregue nesta quarta-feira (13/09) à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A doação ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

No processo de fabricação da corda foram usadas mais de uma tonelada de fibra de malva cultivada por agricultores de mais de 20 municípios entre as Regiões de Integração (RI) Guamá e Guajará. Desde o plantio da semente, o cultivo, e a colheita final, tudo ocorreu em solo paraense. A intenção é que o artigo religioso seja mais macio para os devotos. Até 2022 a corda era feita de sisal, uma fibra vegetal dura e resistente, feita no estado de Santa Catarina.

A corda tem entre 800m e 830m de comprimento, e 50 milímetros de diâmetro. Dividida em duas partes iguais de 400 metros, terá os trechos usados na Trasladação e na procissão do segundo domingo de outubro. A peça já será entregue adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias, e ficará guardada no local da entrega até o dia da vistoria pela DFN, marcada para 23 de setembro no colégio Santa Catarina de Sena.

 



Compartilhar:
LOCALIZAÇÃO
Tv. Quintino Bocaiúva, 1588 - Nazaré -
66035-190 - Belém/PA
CONTATOS
(91) 4009-4900
comunicacao@fiepa.org.br
SIGA A FIEPA