Primeiro Supply Tank Digital possibilita novos negócios para fornecedores paraenses

No último dia 29, empresas fornecedoras locais puderam apresentar seus produtos e serviços a grandes empreendimentos industriais do Pará por meio de um evento inovador promovido pela REDES, iniciativa do Sistema FIEPA. O primeiro Supply Tank (ST) Digital, versão online do já consolidado evento de negócios promovido pela REDES desde 2019, aconteceu pela primeira vez totalmente digital com o objetivo de incentivar compras locais e contribuir com a geração de mais negócios nesse momento de retomada da economia.

O primeiro ST Digital foi realizado por meio da plataforma Microsoft Teams e manteve o formato de pitch, no qual cada uma das 09 empresas fornecedoras participantes teve 03 minutos para apresentar seus negócios. Com um dos maiores volumes de compras locais, a Vale foi a empresa convidada para participar do evento que também contou com a presença de outras indústrias mantenedoras REDES, como Alcoa, Biopalma, Dow, Hydro e Mineração Rio do Norte - MRN.

“Nós agradecemos o convite da REDES/FIEPA e parabenizamos pela iniciativa. O momento da pandemia nos exige o distanciamento social, mas a tecnologia e iniciativas como esta, vêm oportunizar mais um canal para permanecermos próximos dos fornecedores, mantendo esse relacionamento que para nós é fundamental. Parabéns também aos fornecedores que participaram e apresentaram seus produtos e serviços. O mercado exige mesmo essa capacidade de adaptação e renovação e isso ficou demonstrado também no evento de hoje”, comenta o gerente de Suprimentos da Vale no Pará, Igor Póvoa.

Para Rafael Teixeira, diretor Executivo da Norauto Rent a Car, empresa local que apresentou serviços durante o evento online, a rodada de negócios serviu para fortalecer ainda mais o networking. “Para nós, o encontro foi um sucesso porque possibilitou a apresentação da nossa empresa para várias indústrias de todo o Pará, de forma rápida e objetiva”, comemora.

De acordo com o gerente geral de Suprimentos da Mineração Rio do Norte, Antônio Couto, o Supply Tank no formato 100% online representa uma grande oportunidade de negócios. “Participamos com todo o nosso time de Suprimentos e avaliamos que é um evento de oportunidades tanto para as empresas quanto para os fornecedores. Durante o encontro, identificamos uma gama de potenciais fornecedores locais para participar de futuros projetos na mina de bauxita de Porto Trombetas, o que nos permite valorizar as empresas fornecedoras da região e, ao mesmo tempo, reduzir custos com frete, mobilização e equipamentos vindos de fora, especialmente do eixo sul e sudeste. Com isso, podemos contribuir também com o desenvolvimento e crescimento da região Norte”, avalia o executivo.

Segundo Rafaela Leoncy, coordenadora de projetos e pesquisa da REDES/FIEPA, o Supply Tank é uma das iniciativas de maior sucesso da REDES por oportunizar às empresas locais a aproximação aos grandes projetos industriais que atuam no Estado. “Desde que foi criado, o Supply Tank tem se mostrado muito efetivo no fomento de novos negócios, e agora, em meio às restrições geradas pela pandemia e que afetaram diretamente a economia do nosso país, decidimos implementar essa estratégia no formato digital para que os fornecedores consigam manter contato, ainda que virtual, com as indústrias e buscar mais oportunidades de negócios”, afirma.

Novas atividades por vir - Após o resultado positivo da edição piloto do Supply Tank Digital, a REDES/FIEPA já programa outras ações de fomento às compras locais. Serão atividades conectadas à missão da iniciativa da FIEPA, de contribuir com o mercado na geração de negócios para a retomada da economia na pós-pandemia. Para Leoncy, durante esse momento de isolamento social, a REDES teve que parar com algumas ações de campo, mas já está de volta para atender as necessidades das mantenedoras. “Até meados de julho colocaremos em prática algumas atividades que estavam programadas antes da pandemia, sempre respeitando as recomendações das autoridades de saúde ou em formatos diferenciados como foi o ST Digital”.