top of page
Rectangle 39477.png

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Alunos da Escola de Referência SESI Ananindeua vencem etapa regional da Olimpíada Nacional de Programação e garantem vaga na final em Minas Gerais


ree

Alunos da Escola de Referência SESI Ananindeua conquistaram o primeiro lugar na etapa Região Norte da Olimpíada Nacional de Programação, garantindo vaga na grande final nacional, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí (MG). A competição foi realizada nesta sexta-feira (05), na própria escola, reunindo 36 estudantes de escolas do SESI e da rede pública da Região Metropolitana de Belém.

Nesta edição, os participantes vivenciaram 10 horas de imersão, aprendizado e troca de experiências. No desafio final, precisaram resolver 15 exercícios de lógica e codificação em tempo limitado. O primeiro lugar ficou com a equipe 3301, da Escola de Referência SESI Ananindeua; em segundo lugar, o grupo Paratech FTC, da Escola SESI Belém; e em terceiro, a equipe Snet, também da Escola de Referência SESI Ananindeua.

Lucas Munhoz, aluno do 2º ano de Matemática, celebrou a conquista do lugar mais alto do pódio. "A emoção foi muito espontânea! A gente não esperava o primeiro lugar, achava que ficaria em segundo ou terceiro. Quando nosso nome apareceu em primeiro, a felicidade foi gigante, de verdade, foi incrível”. Ele destacou ainda o aprendizado proporcionado pelo dia.  "Foi um dia muito bacana, diferente do que temos costume aqui no SESI. Aprendemos muita coisa e foi uma experiência incrível”, finalizou. Com 17 anos, Lucas e sua equipe estão agora classificados para a fase nacional, levando orgulho e motivação para seguir em frente.

ree

A iniciativa integra o projeto de educação tecnológica Nativos do Futuro, desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Gratuito e voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, o projeto utiliza desafios interativos e metodologias lúdicas para estimular o raciocínio lógico, preparar jovens para o mercado de trabalho e aproximar os alunos das ciências exatas.

“Hoje estamos proporcionando aos alunos uma experiência única: uma maratona de programação com treinamento prévio em Python, que permite a participação de qualquer estudante em igualdade de condições. Os vencedores das etapas regionais garantem vaga na final nacional em Santa Rita do Sapucaí (MG), com apoio da nossa equipe, e essa competição reconhece o trabalho desenvolvido ao longo do ano”, destacou Marcelo Henrique da Silva, engenheiro de computação e coordenador de projetos na área de educação do Inatel.

Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a Olimpíada reforça o compromisso da instituição em preparar os jovens para o futuro.  "A Olimpíada mostra que a programação não é algo distante ou inacessível. Pelo contrário: ela pode ser aprendida de forma dinâmica, divertida e colaborativa. É muito gratificante ver o entusiasmo dos alunos e perceber que estamos contribuindo para despertar talentos e ampliar horizontes. Esse tipo de iniciativa também tem um papel social importante, pois abre novas perspectivas de carreira para jovens que muitas vezes não teriam acesso a esse tipo de formação. No SESI, acreditamos que investir em educação é investir no desenvolvimento do estado e do país, e a programação é hoje uma das competências mais valorizadas para o mundo do trabalho" disse.



ree


O técnico Vandinei Nascimento, professor da Escola SESI Altamira, destacou os benefícios da experiência.  "Foi uma surpresa participar, porque a Olimpíada de Programação é algo novo para nós. Estamos acostumados com a robótica, mas uma competição focada apenas em programação não estava nos nossos planos. Vir de Altamira até a Escola de Referência SESI Ananindeua foi incrível. Mais do que uma competição, percebemos que é um verdadeiro curso, uma formação. Os estudantes aprendem, se divertem e são desafiados ao mesmo tempo, o que faz toda a diferença no processo de aprendizagem."

A aluna Sara Daniela, de 16 anos, da Escola Técnica Vilhena Alves, também avaliou positivamente a experiência.  "Eu achei a participação muito bacana! A recepção da escola e do pessoal da Inatel foi maravilhosa. Todos foram muito receptivos, comunicativos e sempre prontos para nos ajudar quando surgia alguma dúvida. O dia foi divertido, produtivo e trouxe uma experiência nova que vou levar para a vida. Para mim, que gosto muito da área de informática, foi incrível", disse.



Sara Daniela
Sara Daniela

O SESI Pará segue fortalecendo sua atuação em educação de qualidade e inovação, conectando jovens às demandas do futuro do trabalho e incentivando o protagonismo estudantil em todas as regiões do estado.


 
 

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page