Caminhão movido a biometano traz a Escola Móvel de Economia Circular de São Paulo a Belém
- fernandogomes207
- há 2 horas
- 1 min de leitura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Pará) recebe, de 10 a 14 de novembro, a Escola Móvel de Economia Circular do SENAI-SP, na Unidade Getúlio Vargas, em Belém. Em meio à realização da COP30, a ação propõe difundir os conceitos da circularidade junto à comunidade, com aulas gratuitas e imersivas que revelam seus princípios, benefícios e formas de dar novo uso aos materiais.
A Escola Móvel de Economia Circular chega à capital paraense após uma jornada de mais de três mil quilômetros pelo Brasil, em um caminhão movido a biometano — combustível 100% renovável, produzido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos agrícolas, urbanos e de lodo de esgoto. A iniciativa é resultado da parceria entre Scania, SENAI-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte.
A Rota para Belém também traz um destaque especial: o protagonismo feminino. A condução do caminhão é feita por uma motorista da LOTS Group, participante do programa Elas no Volante, criado para ampliar a presença de mulheres no transporte rodoviário de cargas.

Durante a visita, que é gratuita, o público poderá participar de atividades e demonstrações que apresentam os princípios e práticas da Economia Circular com temas como reutilização, reparo e reciclagem. O projeto convida empresas, estudantes e a comunidade a repensar os modelos de produção e consumo, incentivando a redução de desperdícios e o uso mais eficiente dos recursos naturais.
Serviço
Escola Móvel de Economia Circular – SENAI Pará.
Local: Unidade SENAI Getúlio Vargas – Tv. Barão do Triunfo, 2806, Belém/PA.
Período: 10 a 14 de novembro.
Horário: 9h às 17h.
Entrada gratuita.








