top of page
Rectangle 39477.png
 SENAI
SESI
IEL

Agência de Notícias

Últimas novidades e informações do Sistema FIEPA

Empresas Paraenses Podem Integrar o Novo Brasil Mais Produtivo



Até o final de 2024, empresas paraenses de micro, pequeno e médio portes do setor industrial poderão se inscrever, gratuitamente, no Novo Brasil Mais Produtivo (B+P), programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. A iniciativa é assegurar a retomada do processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais.


Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Programa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.


Ao participar do programa, as empresas terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão e adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, realização de consultorias (manufatura enxuta) e eficiência energética, combinadas com o aperfeiçoamento da força de trabalho, além de transformação digital e projetos smart factories (fábricas inteligentes).


“O Brasil Mais Produtivo representa um impulso essencial para o crescimento almejado pela indústria paraense, servindo como um facilitador na adoção de ferramentas que impulsionam a produtividade, a capacidade produtiva, o uso consciente de recursos e, por consequência, a competitividade. As empresas aderentes ao programa terão assessoria em seu processo produtivo com propostas de ações de melhoria do início ao fim de cada projeto, acesso a treinamentos nas ferramentas de produtividade, de qualidade ou de manutenção para que possam solucionar seus desafios e, assim, vivenciar um cenário produtivo mais competitivo e perene”, ressalta Léo Shinomiya, gerente de tecnologia do SENAI Pará.


O programa prevê destinar, nos próximos quatro anos, R$ 2 bilhões para investir na melhoria da produtividade das micro, pequenas e médias (MPME) empresas brasileiras. A expectativa é chegar, no Pará, a um total de 96 empresas atendidas até o final de 2024. No programa, SENAI e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.


RESULTADOS DO PROGRAMA NO PARÁ


O conjunto de ações promovido pelo programa teve uma edição no Pará em 2016, alcançando o total de 80 empresas até 2018, quando a média do aumento de produtividade das empresas paraenses participantes do programa foi de 49%. Além de ótimos resultados na eficiência e agilidade nos processos de produção, as empresas participantes alcançaram também uma melhora nas condições de trabalho dos colaboradores.


“Como líder da equipe, foi gratificante perceber que, a cada etapa do projeto que era superada com sucesso, podíamos ver a alegria dos participantes, assim como diante das dificuldades havia grande interação e colaboração em buscar resolver os problemas que surgiam”, conta Max Silva, gerente administrativo da SD Portas, empresa do segmento moveleiro que foi beneficiada pelo Brasil Mais Produtivo em 2017.


A empresa Urnas Mart também teve resultados positivos com o programa. Localizada em Marituba, a fábrica produz urnas mortuárias e participou do Programa Brasil Mais Produtivo em 2016. A gerente de vendas da empresa, Iana Meireles, destaca os benefícios do programa. “A participação no Brasil Mais Produtivo nos fez ver a importância de estar constantemente investindo em qualificação, em melhorias voltadas para a produtividade e em mudanças necessárias para se manter competitivo no mercado. Ainda praticamos muitas coisas que foram implantadas no programa, como melhoria no layout da linha de produção e a implantação sistema 5S de organização. O maior legado foi a conscientização de todos os colaboradores sobre a necessidade das mudanças”, comenta Iana.


Para participar do novo Brasil Mais Produtivo, as empresas devem realizar um cadastro de interesse no site do MDIC: https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/

Comments


Commenting has been turned off.

Notícias Relacionadas

Não há notícias relacionadas

Imagens

Não há imagens relacionadas

Vídeos

Não há vídeos relacionados

Áudios

Não há áudios relacionados

Webcast

Não há webcast relacionados

fiepa-com-assinatura-positiva.png

Siga nossas redes sociais

Contato

(91) 4009-4965

Observatório da Indústria do Pará

Guia Industrial do Pará

CNI

SESI/PA

SENAI/PA

IEL/PA

Copyright © 2024 FIEPA. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Fluxo

bottom of page