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Escolas indígenas do Pará recebem kits de robótica do SESI

Comitiva do Conselho Nacional do SESI e do Sistema FIEPA na Aldeia Boa Vista
Comitiva do Conselho Nacional do SESI e do Sistema FIEPA na Aldeia Boa Vista

Em agenda dedicada à valorização da educação e dos saberes tradicionais, o Conselho Nacional do SESI, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e o SESI Pará participaram, nos dias 15 e 16 de abril, de atividades em escolas e em uma aldeia indígena nos municípios de Altamira e Vitória do Xingu, no Pará.


No dia 15, a comitiva esteve na Escola Kirinapan Kuruaya, no bairro Tavaquara, para realizar a entrega de kits de robótica educacional a estudantes das comunidades indígenas Xipaya, Kuruaya, Juruna e Parakanã, além de filhos de ribeirinhos e pescadores da região.


A ação, marcada por escuta, celebração e reconhecimento, reafirmou o compromisso do SESI com uma educação que valoriza a diversidade, respeita os territórios e integra tecnologia com identidade cultural. Crianças e jovens da escola realizaram apresentações de danças tradicionais indígenas, em um momento de acolhimento e afirmação simbólica do protagonismo dos povos originários da Amazônia.



Entrega de kits de Robótica na Escola Kirinapan Kuruaya, em Altamira.


Apoio aos povos da Amazônia

O SESI tem fortalecido seu compromisso com a educação e a inclusão ao apoiar comunidades indígenas do Pará por meio de iniciativas de robótica educacional. A atuação contempla o fornecimento de kits tecnológicos e suporte técnico às equipes formadas por estudantes indígenas, promovendo o desenvolvimento de competências em ciência, tecnologia e inovação, sem abrir mão da valorização cultural e dos saberes tradicionais.


Para o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, a iniciativa traduz uma visão de futuro comprometida com a equidade e com a valorização da diversidade cultural brasileira. “A ação reforça o compromisso do SESI com uma educação inclusiva, inovadora e conectada ao futuro, respeitando a diversidade cultural da região amazônica e ampliando oportunidades para crianças e jovens”, afirmou.


Presidente da FIEPA, Alex Carvalho, aponta que as visitas às escolas indígenas representam uma oportunidade valiosa de aproximação entre o SESI e a cultura dos povos originários. “O SESI vem desenvolvendo um trabalho de grande qualidade, atuando como um agente de transformação nesses territórios. É uma atuação que resgata as raízes culturais, valoriza a ancestralidade e, ao mesmo tempo, incorpora elementos de inovação, como a robótica educacional”, afirmou.


O superintendente do SESI Pará, Dário Lemos, afirmou que o apoio da instituição aos povos indígenas demonstra que o SESI está no caminho certo ao promover inclusão, cidadania e apoio à educação de qualidade. “A robótica é uma ferramenta educacional poderosa, capaz de transformar a vida dessas crianças e desses jovens. Vamos continuar levando o SESI aonde ninguém chega e, assim, seguir transformando a vida dessas pessoas e de suas comunidades.”


Também participaram da entrega dos kits de robótica o prefeito de Altamira, Loredan de Andrade Mello, o superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camilo; o gerente de Sustentabilidade da Norte Energia, Thomas Sottili; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Altamira (Aciapa Altamira), Edna Lorasqui; a coordenadora de Políticas Educacionais do município, Eloisa Delgado; o diretor do SENAI Altamira, João Melo; e a gerente da unidade SESI Altamira, Iracy Silva de Melo, entre outras autoridades.


Povo Juruna, robótica e saberes

No dia 16 de abril, a comitiva visitou a Aldeia Boa Vista, do povo Juruna, localizada no município de Vitória do Xingu (PA), na região da Volta Grande do Xingu. O momento marcou um reencontro simbólico: em março, durante o Festival SESI de Educação, em Brasília, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, havia conhecido a equipe Jurunabots, formada por estudantes da Escola Indígena Francisca de Oliveira Lemos Juruna. O grupo une cultura ancestral e inovação tecnológica em projetos de impacto socioambiental, como jogos educativos voltados à conscientização sobre o plástico nos rios.


A visita à aldeia reafirmou o compromisso com a escuta ativa e com o respeito aos modos de vida tradicionais. As lideranças locais apresentaram suas demandas e reforçaram a importância de políticas públicas e educacionais que reconheçam os saberes indígenas como parte estruturante do desenvolvimento sustentável da Amazônia.


“Reencontrar o povo Juruna aqui, no território onde pulsa sua cultura e sua história, é mais do que simbólico — é essencial. Quando conheci os jovens da equipe Jurunabots, em março, vi o quanto inovação e ancestralidade podem caminhar juntas. Hoje, ao pisar nesta aldeia, essa percepção se torna ainda mais profunda. O SESI tem o dever de aprender com os territórios e de contribuir para que a educação dialogue com as raízes, respeite os modos de vida e amplie horizontes sem apagar trajetórias. Estamos aqui para escutar, apoiar e caminhar juntos”, declarou Fausto Augusto Junior.


O cacique Fernando Juruna, da Aldeia Boa Vista, destacou o impacto da parceria com o SESI no fortalecimento da cultura indígena e na valorização da juventude local. Segundo ele, o apoio da instituição tem ampliado a visibilidade da comunidade Juruna e estimulado ações concretas voltadas à educação e à identidade do povo. Ele ressaltou a importância da robótica educacional na trajetória dos estudantes, especialmente com a criação das equipes Jurunabots e Yudjatech. “Agradeço ao SESI por acreditar no potencial dos nossos alunos. Essa parceria com a robótica é uma oportunidade de mostrar ao mundo quem somos e o que somos capazes de construir a partir da nossa cultura”, afirmou.


Carol Juruna, estudante da Escola Indígena Francisca de Oliveira Lemos Juruna, abordou a importância da educação e da robótica para a comunidade. “Muitas pessoas acreditam que nós, por sermos povos indígenas, não podemos avançar ou que não temos potencial para atuar com robótica, e agora temos a oportunidade de mostrar que podemos estar nesses lugares e que temos muito potencial com nossas equipes Jurunabots e Yudjatech.”


O secretário de Educação de Vitória de Xingu, Grimário Reis, afirma que a parceria do município com o SESI possibilita a melhora na qualidade do ensino, trazendo a robótica como um diferencial na educação indígena. “A robótica é um divisor de águas na vida dos estudantes. Esse movimento de trazer a robótica para as escolas fez o interesse dos alunos pela educação dobrar, e isso é muito importante porque impacta diretamente na melhora da qualidade do ensino e do aprendizado”, disse.


Para o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, essas ações são fundamentais para preparar as novas gerações e impulsionar o desenvolvimento regional. “Formar pessoas para o futuro é o que vai transformar o estado em um lugar de oportunidades e riquezas. A equipe de educação do SESI Pará tem desempenhado um papel fantástico, motivo de muito orgulho”, concluiu.



Crédito da matéria: Vanessa Ramos, Fernando Gomes e Luisa Bretas - SESI

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